CEMADEN premia projeto desenvolvido pelos jovens estudantes da região 

Aconteceu na quinta-feira, 05 de dezembro, a premiação da 8ª Campanha “AprenderParaPrevenir”, promovida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN. Durante o evento, foram anunciadas as ações que mais se destacaram em mobilização e inovação.

O projeto “Juventude do Alto Uruguai Gaúcho no enfrentamento aos desastres climáticos – Erechim/RS” conquistou o primeiro lugar na categoria “Instituto de Ensino Superior” como prática inspiradora. Este projeto de extensão, realizado em 2024, teve como objetivo fortalecer o protagonismo juvenil no enfrentamento aos desastres climáticos.

Participaram do processo jovens de 38 municípios do Norte do RS, com idade entre 15 a 24 anos, incluindo jovens que frequentam o Ensino Médio e jovens universitários. O Projeto foi organizado em três etapas. Na primeira delas, aconteceu a mobilização dos jovens; realização de estudos e investigações sobre a temática nas instituições de ensino; planejamento e organização de atividades para um evento regional.

Na 2ª Etapa foi realizado o XX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho, um evento delineado para proporcionar a troca de conhecimentos e experiências entre os jovens, por meio da participação em conferências, mesas redondas, minicursos e rodas de conversa. Também houve a definição de objetivos prioritários para a realização de projetos de intervenção envolvendo escolas e comunidades.

Na 3ª Etapa aconteceu a elaboração e implementação de projetos de intervenção, com destaque para o monitoramento participativo do clima, espacialização dos riscos socioambientais nas bacias hidrográficas em que as escolas estão situadas; identificação de vulnerabilidades existentes nas escolas e comunidades.

O projeto vem contribuindo para mobilizar os jovens e comunidades a identificarem, conhecerem e compreenderem os riscos existentes no seu território, desenvolvendo projetos voltados ao enfrentamento de desastres climáticos, com destaque ao monitoramento do clima. A iniciativa contou com a parceria da 15ª Coordenadoria Regional de Educação e o apoio das instituições que congregam o COMPAM Erechim, Coletivo Educador do Alto Uruguai Gaúcho e SICREDI UniEstados.

Texto e foto: Ascom

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS