Nesta quinta-feira (05/12) é comemorado o Dia Mundial do Solo, e há anos os extensionistas da Emater/RS-Ascar trabalham em com os agricultores familiares para garantir que os solos recebam a devida atenção. É importante evidenciar os cuidados com o solo, pois as práticas de conservação e manejo são fundamentais para alcançar um plantio satisfatório, além de contribuir para o controle da erosão.
O extensionista da Emater/RS-Ascar de São Vicente do Sul, Victor Cassol, explica algumas das contribuições da Instituição para o cuidado com o solo no Estado. “A Emater atua nessa questão de preservar, de conter enxurradas ou amenizá-las. Também na questão de aumentar a produtividade, diminuir o escorrimento superficial e a perda da fertilidade”.
Victor também avalia que a Emater/RS-Ascar é uma das poucas instituições que fomenta a execução dessas práticas, além de manter um contato direto com os produtores, buscando ouvi-los e atender as suas demandas através de projetos conjuntos.
“A Emater divulga em vários momentos, via cursos, palestras, contatos e visitas, a prática de cobertura do solo. Usar cobertura de inverno, bem como rotação de culturas no sistema, além de auxiliar os produtores na construção, demarcação e dimensionamento de terraços de base larga e curvas de nível”, conta o extensionista em relação as capacitações promovidas pela Instituição.
A Emater possui unidades de Referência Técnica (URTs) nas práticas conservacionistas, as quais servem de exemplo para demais produtores de sua região, através do exemplo e da prática para difundir as atividades, bem como os produtores vejam efetivamente funcionando e adotem para as suas áreas, expandindo assim as práticas conservacionistas.
Para mais informações referentes a cursos ou técnicas de manejo de solo, procure o escritório da Emater/RS-Ascar da sua cidade.
Por Assessoria de Comunicação