Aluno de Ciência da Computação da URI aponta alternativas para desintoxicação digital
O acadêmico Felipe De Picoli Detoni, do Curso de Ciência da Computação da URI, teve um artigo publicado pelo Instituto de Cooperação Acadêmica Tcheco-Brasileira (INCBAC/Institute of Czech-Brazilian Academic Cooperation).
O trabalho aborda o fenômeno da sobrecarga de informações, um desafio crescente na sociedade atual, altamente conectada, onde a quantidade de dados disponíveis frequentemente ultrapassa a capacidade de processamento dos indivíduos. A proliferação de conteúdo digital, o uso massivo de redes sociais e o impacto das notificações constantes aumentam a dificuldade de filtrar informações relevantes, gerando estresse, fadiga cognitiva e prejudicando a produtividade. Além disso, destaca-se o papel da tecnologia, que, apesar de facilitar o acesso à informação, também contribui para a sensação de sobrecarga. O texto explora as causas dessa sobrecarga e suas consequências, como a redução da eficiência na tomada de decisões e o impacto na saúde mental dos indivíduos.
Felipe também aponta soluções para essa realidade. “Exploro e sugiro práticas pessoais, como desintoxicação digital e curadoria de conteúdo, além de práticas organizacionais, como políticas de comunicação claras e ambientes de trabalho que favoreçam o foco. No campo tecnológico, são apresentadas ferramentas baseadas em inteligência artificial, como sistemas de filtragem e ferramentas de sumarização, que ajudam a reduzir a quantidade de informações irrelevantes e a agilizar o processamento de dados. A combinação dessas abordagens visa promover uma interação mais consciente com a informação, melhorando a clareza mental, a produtividade e a qualidade das decisões em um ambiente digital cada vez mais complexo”, esclarece o acadêmico.
As aulas e a redação do artigo foram desenvolvidas por meio do Treinamento Científico Remoto UNIGOU (UNIGOU Remote Scientific Training), uma iniciativa que visa integrar treinamento científico, colaboração acadêmica e webinars profissionais. O programa busca promover o desenvolvimento multidimensional dos alunos participantes, fornecendo ferramentas que ampliam sua compreensão das práticas de pesquisa em um contexto internacional, enquanto incentivam o aprimoramento contínuo no campo científico.
O artigo, publicado no dia 5 de novembro, pode ser conferido no site do INCBAC. (https://www.incbac.org/authors-c-d/#DePicoliDetoniFelipe)
Por Ascom