O cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgou nesta quarta-feira (27), os dados do mercado de trabalho para o mês de outubro em todo o Brasil.
Mais uma vez, o saldo do número de empregos formais em Erechim é bastante positivo, quando foram gerados 100 novos postos de trabalho nas empresas sediadas em território erechinense.
O grande destaque ficou por conta da indústria, que gerou 78 novos postos de trabalho no período, um acréscimo de 0,49%. Este é o setor que mais emprega no município. Atualmente são 16.016 postos de trabalho ocupados na área industrial erechinense. Desde o início do ano, foram gerados 737 novos colaboradores, 4,82% superior ao ano de 2023.
O comércio também foi bastante positivo no mês de outubro. Foram geradas 23 novas vagas. Já o desempenho no ano tem um crescimento de 0,57%, com 48 empregos gerados. O setor comerciário de Erechim conta atualmente com 8.439 colaboradores.
A construção civil gerou saldo positivo também. Foram nove novos postos de trabalho no mês. O acumulado do ano o saldo é de 96 e o número total de colaboradores neste setor já chega a 1.823.
Com saldo positivo de duas vagas no período, a agropecuária acumula no ano três postos de trabalho gerados, com um total de 212 trabalhadores com carteira assinada.
Já o setor de serviços apresentou uma queda de empregos em outubro, com saldo negativo de 12 vagas. O acumulado do ano, os serviços tem o segundo melhor desempenho, com 553 novas vagas. O total de erexinenses formalizados nesta área da economia é de 13.445 colaboradores.
Apesar do saldo acumulado do ano ser bastante positivo (1.437 vagas) e um grande número de empregos formais no município (são 39.935 no total), as empresas de Erechim ainda estão com dificuldades em completar o seu quadro de colaboradores por falta de mão-de-obra. Segundo o Sine, são mais de 2.500 oportunidades em aberto.