04 - Banner online E - 1181 x 374

Sorgo Gigante, a proteção que o seu solo merece

100 toneladas de massa verde por hectare e um sistema radicular com capacidade de maior aeração do solo, aumento do armazenamento de água e maior captação de nutrientes, são algumas das suas vantagens.

Em tempos de eventos climáticos extremos, seja em excessos de chuva, com precipitações acumuladas em grande volume em pouco tempo, ou longos períodos de estiagem, que expõe o degradam o solo, obrigando produtores rurais a fazer um alto investimento na sua recuperação, surge uma grande alternativa de proteção.

Bastante difundido em outras regiões do país, já está sendo plantado em lavouras de Erechim e região, o sorgo gigante, que surge como uma grande opção para formação de palhada (cobertura) em sistemas de plantio direto. Devido a sua elevada taxa de crescimento, que pode chegar a 5,5 metros de altura em aproximadamente 100 dias e sua produção pode ultrapassar as 100 toneladas de matéria verde por hectare.

Além disso, esta cultivar possui um sistema radicular bastante agressivo, o que permite maior aeração do solo, aumento da capacidade de armazenamento de água e maior captação de nutrientes das camadas mais profundas.

Destacamos alguns pontos bastante importantes deste material para quem deseja fazer sua utilização para esta finalidade.

  • Baixa taxa de semeadura por hectare 4 a 5 kg de sementes;
  • Semeadura em linha ou a lanço com equipamento de precisão (Semeadouras elétricas e ou drones);
  • Plantios mais do cedo podem ser utilizados para pastejo ou silagem de planta inteira e seu rebrote utilizado na formação de palhada (cobertura);
  • Excelente na ciclagem de nutrientes principalmente Potássio;
  • Alto efeito supressor de ervas daninhas;
  • Aumenta a retenção da umidade por mais tempo;
  • Aumenta a proliferação de microvida dos solos;
  • Alto acumulo de matéria seca em superfície e alto acumulo de raízes nas camadas mais profundas;
  • Permite consorcio com capins perenes e anuais como Brachiaria Ruziziensis e Capim coracana.

Esta é uma das cultivares da Latina Seeds, empresa com sede em Foz do Iguaçu, PR, foco nos mercados latinos e projeção futura de exportação para várias partes do mundo, a Latina aposta bastante na prosperidade sustentável do agro brasileiro.

Além produzir suas sementes, também investe em melhoramento e seleção genética – possuindo quatro CPD´s (centros de pesquisa e desenvolvimento) espalhados pelo Brasil. A empresa ainda mantém significativas parcerias no exterior e no Brasil, onde trabalha lado a lado com entidades como com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e universidades.

O sorgão gigante, bem como todas as demais cultivares da Latina Seeds, são comercializadas para Erechim e região pela Inovaagro Produtos Agropecuários (054) 99941 7816.

Mais informações sobre a Latina Seeds, através do site: www.latinaseeds.com.br ou com o representante da empresa no Rio Grande do Sul Pablo Souza (051) 99643-2570 .

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS