Aconteceu neste domingo (17), o 3º Seminário de Ovinocultura de Erechim, integrando a programação da Feira Nacional do Agronegócio (Fenagro), da Frinape 2024. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e Emater/RS-Ascar, com patrocínio do Banrisul.
O evento técnico contou com a palestra “Manejo Sanitário na Ovinocultura” com a médica veterinária e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Ana Luiza Lira; com a palestra “ATeG – Assistência Técnica e Gerencial na ovinoculutra” com a engenheira agrônoma, proprietária da Cabanha La Catarina e representante do Senar/RS, Simone Radaelli e a mesa redonda “Cadeira Produtiva da ovinocultura e o comércio de carnes”, com o médico veterinário do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Erechim, André Ricardo Bresolin, e o proprietário do abatedouro GM Sansigollo, Vilmar Sansigollo.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, destacou que esse é o terceiro ano do evento. “Nos últimos cinco anos, tivemos um aumento de 85 para mais de 110 criadores de ovinos em Erechim, e nosso intuito com o Seminário é qualificar, trocar experiências e incentivar o consumo da carne de cordeiro”, explicou o secretário.
Jantar da Confraria do Cordeiro
À noite, finalizando o evento, aconteceu o Jantar da Confraria do Cordeiro, em parceria com o Restaurante Gaúcho Los Corderos Parrilla, que foi prestigiado por diversas autoridades.
O prefeito Paulo Polis destacou que a Prefeitura de Erechim está à disposição para ajudar os produtores e futuros produtores da área da ovinocultura. “Nós temos diversos programas de incentivo na agricultura e com a ovinocultura não é diferente. A Secretaria de Agricultura tem ainda o programa Porteira Adentro, que incentiva os produtores rurais com serviços dentro das propriedades e sendo parceiros dos produtores”, destacou o prefeito Polis.
Por Ascom