Vem aí o 5º Encontro das Mulheres Agricultoras Familiares do SUTRAF AU
O SUTRAF AU – está organizando o 5º Encontro das Mulheres da Agricultura Familiar, que será realizado no dia 6 de novembro próximo no CTG Galpão Campeiro das 9h às 16h. O Coordenador do Sutraf AU, Alcemir Bagnara destacou que esse evento é realizado a cada 2 anos. O coordenador disse que é um momento para comemorar, mas também para refletir e agradecer, principalmente porque no encontro do ano de 2022, disse: “estávamos saindo de uma pandemia, com muitos cuidados por conta do Covid-19”, para este ano esperamos um número aproximado de mil mulheres na quarta-feira, (6), em Erechim. A ideia agora é celebrar a organização das mulheres agricultoras, com participação de representantes de diversas cidades. Entre as atividades a participação de painelistas, almoço compartilhado (sendo que cada participante levará um prato pronto) e poderá compartilhar esse alimento com outras pessoas. O convite é extensivo aos homens também, que poderão participar dessa atividade.
A Coordenadora das Mulheres da Agricultura Familiar, Marialva Lunkes, lembrou que o tema desse encontro é: Sustentabilidade, Autonomia e Respeito e o Lema: De Mãos dadas Construindo um Futuro Melhor. O tema foi escolhido através de um processo amplo pelos coletivos regionais que pensam ações de participação das mulheres em diversas ações. Disse que esse ano foi de tragédia climática no RS, nos anos anteriores foi discutido as estiagens, a questão a nível de país sobre estiagens e queimadas. E então surgiu essa preocupação ambiental. Então o tema da sustentabilidade é oportuno, não só no meio ambiente, mas também a sustentabilidade econômica, social, autonomia das mulheres e importância do respeito na sociedade em relação a elas. Nesse sentido é que foi construída a proposta sobre esse tema.
Na ocasião será lançada uma campanha de plantio de árvores, com mudas que serão distribuídas para cada participante em parceria com a ENGIE, para realizar uma ação concreta de sustentabilidade ambiental, despertando o sentimento de cuidado com o planeta e com a sociedade. A ideia é discutir profundamente esse tema com as mulheres agricultoras. A programação foi pensada com esse objetivo e inicia às 9h. Pelo período da tarde, foram convidadas professoras que debaterão o tema através de roda de conversa. Haverá um momento importante de interação entre as participantes.
Marialva Lunkes convida a todas e todos a participarem e também aquelas mulheres do meio urbano que se sentirem mobilizadas pelo tema estão sendo convidadas para o encontro.
COZINHA DO MEIO RURAL SERÁ APRESENTADA NA FRINAPE 2024
Alcemir Bagnara informou que o SUTRAF-AU estará presente com a agricultura familiar na FRINAPE 2024. Haverá um estande institucional dentro da agricultura familiar para realizar uma amostra da atuação do Sindicato e a Cooperfamília trará uma novidade na Frinape. Dentro do pavilhão será instalada uma cozinha, para apresentar aos visitantes a verdadeira comida preparada pelos agricultores, ou seja, o prato característico do meio rural, com os seguintes alimentos: arroz, feijão, salame, polenta, entre outros e assim será dividido o espaço também com a Secretaria Municipal de Agricultura e a EMATER que fará exposição da agroindústria e artesanato rural.
Por: Redação Jornal Boa Vista