Secretário de Saúde cumpre agenda na capital

O secretário municipal de Saúde, Jackson Arpini, cumprindo agenda na capital do Estado com o prefeito Municipal Luiz Francisco Schmidt, nesta semana, esteve reunido com o presidente da FAMURS, Saumo Dias de Oliveira e com o prefeito de Jacutinga, Carlos Alberto Bordin.

Na pauta, assuntos referentes a saúde, entre eles a situação das Upas no Brasil, tendo em vista que a entidade vem acompanhando todo o processo e os Hospitais de Pequeno Porte. “A situação dos hospitais preocupa o município de Erechim, considerando que na região da AMAU oito instituições de saúde estão debatendo essa situação, o que acaba diminuindo o número de leitos e sobrecarregando o hospital de referência, que é a FHSTE”, pontua Jackson Arpini.

Com relação as Upas, o presidente Saumo anunciou que em breve o Ministério da Saúde deve anunciar oficialmente o resultado do trabalho que foi realizado envolvendo várias entidades, inclusive o TCU – Tribunal de Contas da União, com o encaminhamento legal ao impasse. “A atual situação dos hospitais de pequeno porte também preocupa a entidade, porque engloba várias instituições de saúde do Estado, com redução significativa de leitos hospitalares (atenção terciária). Ficou deliberado que será realizado um estudo de quantos leitos serão atingidos para apresentação ao Governo do Estado, envolvendo os municípios e entidades ligadas a saúde e os hospitais”, garante.

Ainda na pauta, reunião com o secretário estadual de Saúde, Francisco Paz, com a participação do prefeito municipal e outras lideranças regionais, também sobre o tema.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS