Cultura da banana é debatida em Dia de Campo em Marcelino Ramos
Com objetivo de divulgar, incentivar e capacitar produtores sobre a cultura da banana, a Emater/RS-Ascar juntamente com a prefeitura de Marcelino Ramos, promoveu uma capacitação, realizada na última quarta-feira (16/10). No município, a área estimada com cultivo de bananas é de dois hectares em diversas propriedades. A produção de bananas é uma atividade altamente viável nas propriedades que margeiam o Rio Uruguai.
A atividade foi realizada em dois momentos, sendo na parte da manhã, com palestra com engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luis Bohn (do Escritório Central), com orientações voltadas ao mercado, logística, custos de implantação, produção e manejo.
Na parte da tarde, as orientações técnicas foram repassadas e reforçadas na propriedade das famílias de Sidinei da Costa e Ivonei da Costa. No local, foram abordados temas de manejo, controle de doenças, espaçamento, variedades, correção de solo. Também foi chamado atenção para a importância para o município de Marcelino Ramos na ligação da cultura da banana, juntamente com outros atrativos, para o desenvolvimento do turismo rural.
Participaram do evento, o vice-prefeito, gerente adjunto do Escritório Regional Emater/RS-Ascar em Erechim, Laerth Suszek, secretários, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representantes de agências bancárias, produtores, extensionistas da Emater/RS-Ascar, secretário de Agricultura, Claiton Bertolla, vereador Hélio Muller, de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Na avaliação do extensionista do escritório municipal de Marcelino Ramos, Ernani Schneider, é muito importante a Emater/RS-Ascar promover discussão sobre cultura da banana, buscando alternativas de geração de renda, qualidade de vida para os produtores, contribuindo para o desenvolvimento do município.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim