Primeiro voo experimental de ‘carro voador’ no Brasil é realizado no interior de São Paulo

Modelo EH216-S, da chinesa EHang, foi testado em Quadra, no interior de São Paulo, na sexta-feira (20). O eVTOL custa US$ 600 mil e já tem fila de espera no Brasil; empresa não divulgou qual será o valor da viagem para passageiros.

O g1 acompanhou como foi o primeiro voo experimental de um “carro voador” no Brasil . O modelo EH216-S, o eVTOL (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical”) da empresa chinesa EHang, foi testado em Quadra, no interior de São Paulo, na manhã de sexta-feira (20).

Durante o teste, foram realizados dois voos curtos, de 10 minutos cada, em um clube de voo do município. Não havia nem tripulação e nem passageiro na aeronave, que foi pilotada e comandada remotamente.

Os voos experimentais foram presenciados pela imprensa e por especialistas do setor. Nenhuma intercorrência foi registrada.

O modelo EH216-S

O eVTOL EH216-S pode transportar até duas pessoas, com uma carga útil total de 220 quilos e um alcance de cerca de 30 quilômetros. Ele opera com 12 baterias independentes e 16 motores.

O piloto não voa dentro da aeronave, pois o eVTOL é operado remotamente e automaticamente a partir do solo, por meio de um sistema inteligente de comando e controle. Isso permite que o piloto planeje, comande, valide, execute, monitore e controle o voo em tempo real, mesmo sem estar no “carro voador”.

O sistema de aeronave não tripulada eVTOL EH216-S é o primeiro de seu tipo no mundo e promete revolucionar as viagens aéreas urbanas globalmente. Desde dezembro de 2023, o carro voador vem sendo apresentado ao público em eventos, com o objetivo de aproximar a nova tecnologia da sociedade.

De acordo com uma pesquisa da MundoGeo, empresa do segmento de tecnologia que promove inovações e negócios nos setor, o Brasil é o terceiro maior mercado para eVTOLs no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China. A tecnologia é voltada, principalmente, para grandes metrópoles, como São Paulo, e áreas remotas com falta de infraestrutura no Brasil.

Por G1

EH216-S: conheça o ‘carro voador’ da EHang — Foto: Kayan Albertin/Arte g1
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