A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) concluiu na última sexta-feira (9/8) as inscrições dos estudantes em cumprimento de medida socioeducativa para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade 2024 (Encceja PPL). Neste ano, 249 socioeducandos deverão realizar a prova, 15% a mais em comparação a 2023.
No total, são 149 adolescentes inscritos para realizar o exame de certificação de nível fundamental e 100 para certificação de nível médio. O exame será aplicado nos dias 15 e 16 de outubro nas próprias unidades socioeducativas.
O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, ressalta a importância da educação para os jovens em privação de liberdade. “É um grande passo e oportunidade para que esses estudantes possam retomar o caminho do conhecimento, abrindo novas portas para o futuro.”
A participação dos adolescentes no exame nacional é fruto de um trabalho conjunto entre servidores da Fundação, que envolve analistas pedagogos, diretores das unidades, agentes socioeducadores, professores das escolas, bem como da Diretoria Socioeducativa e da Diretoria Administrativa.
No ano passado, 216 socioeducandos do Rio Grande do Sul foram inscritos no Encceja PPL. “Praticamente todas as unidades da Fase ampliaram o número de inscritos para as provas do ensino fundamental e do ensino médio. A educação abre portas e transforma vidas”, opina o presidente da Fase, José Stédile.
Saiba mais
O Encceja PPL é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria, e querem a certificação de escolaridade nos níveis fundamental e médio. As provas do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e ensino médio.
O gabarito oficial será publicado na segunda semana de outubro e o resultado final em 23 de dezembro de 2024.
Por Ascom SSPS/RS