Neve marca o começo do fim de semana no Sul do Brasil com registro do fenômeno nas áreas de maior altitude de Santa Catarina em meio ao frio intenso que castiga a região com uma forte massa de ar frio de origem polar.
A neve é consequência da instabilidade gerada por uma área de baixa pressão em níveis médios da atmosfera (baixa segregada ou baixa fria), uma verdadeira bolha de ar gelado em níveis médios da atmosfera que traz nuvens e precipitação.
A precipitação invernal do começo deste fim de semana ocorre depois de vários dias com os modelos numéricos de previsão do tempo apontando a possibilidade de queda de neve nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil.
A nebulosidade aumentou muito e a atmosfera se instabilizou depois das 22h das sexta-feira na Serra Gaúcha e no Planalto Sul Catarinense. No lado gaúcho, até o final da sexta-feira ainda não havia nevado.
Já em São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, com cotas de altitude maiores que as do Rio Grande do Sul, os flocos começaram a cair na cidade por volta das 23h da sexta-feira para a alegria dos moradores e dos turistas.
Os flocos de neve no final da sexta-feira caíam tanto na área urbana da cidade como no distrito do Cruzeiro, na área rural, que possui cotas de altitude ainda mais elevadas e que chegam a 1500 metros de altitude.
As várias estações meteorológicas de São Joaquim registravam no momento da neve temperatura entre 0ºC e 2ºC.
Já no lado gaúcho da divisa, em São José dos Ausentes, a temperatura era de 2ºC. Entre a madrugada e a manhã deste sábado as condições vão estar propícias ao registro de precipitação invernal com chuva congelada, chuvisco congelado e/ou neve na Serra Gaúcha, Aparados da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense.
Por MetSul https://metsul.com/neve-no-sul-do-brasil-no-comeco-do-fim-de-semana-veja-videos/ .