Entre os dias 09 e 11 de agosto, acontecerá o primeiro circuito de apresentações do projeto Nossa Arte Circula RS. A iniciativa foi criada pelo Sesc/RS a fim de incentivar a retomada do setor cultural após as enchentes e, através de uma convocação pública, selecionou e contratou 60 projetos artísticos que circularão pelo interior do Estado até o fim do ano. Este primeiro circuito contempla Passo Fundo, no dia 09, Erechim, no dia 10 e Frederico Westphalen, no dia 11, com atrações totalmente gratuitas para a comunidade.
Fazem parte da programação os shows musicais de “Tango Duo”, de Viamão, e “Luciara Batista & Roda de Saia”, de Canoas; apresentações teatrais dos espetáculos “Meu rio de aventuras”, do Grupo Borogodó, e “O esplendoroso meio-circo”, do Projeto Abraço, ambos de Porto Alegre; e duas atividades ligadas à Literatura: a oficina criativa de ilustração de vilões, com Ana Terra Pakulski, de Cachoeirinha, e a performance literária “Dom Quixote o cavaleiro das letras”, de Arthur Fernandes Côrtes, de Canoas. A agenda completa com os horários e locais das atrações em cada uma das cidades pode ser conferida a seguir.
Parte das ações do Tchê Acolhe, projeto do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac para auxiliar o povo gaúcho após as enchentes que assolaram o Estado, o Nossa Arte Circula RS objetiva apoiar a classe artística e levar cultura às comunidades. Lançado no início de junho, ele recebeu inscrições de 764 projetos artísticos de diferentes cidades, entre atrações de artes cênicas, música e literatura. As 60 submissões selecionadas foram divididas em dez circuitos – cada um com seis atrações diferentes – que serão executados até o final do ano. Haverá agendas, também, em Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo, Alegrete, Uruguaiana, São Borja, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Três de Maio, Lajeado, Carazinho, Palmeira das Missões, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro, Bento Gonçalves, Camaquã, Rio Grande, Pelotas, Bagé, Farroupilha, Caxias do Sul e Vacaria.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
Erechim – 10/08 (sábado)
– 14h – Oficina Criativa de Vilões/Ilustração (Ana Terra Pakulski/Cachoeirinha) – Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali (Praça Jayme Lago)
– 14h – Apresentação musical “Tango Duo” (Maurício Marques e Carlitos Magallanes/Viamão) – Praça Jayme Lago
– 15h15 – Peça “Meu rio de aventuras” (Grupo Borogodó/Porto Alegre) – Praça Jayme Lago
– 15h30 – Performance literária “Dom Quixote o cavaleiro das letras” (Arthur Fernandes Côrtes/Canoas) – Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali (Praça Jayme Lago)
– 16h30 – Peça “O esplendoroso meio-circo” (Projeto Abraço/Porto Alegre) – Praça Jayme Lago
– 17h40 – Apresentação musical “Luciara Batista & Roda de Saia pelo RS” (Grupo Roda de Saia/Canoas) – Praça Jayme Lago
Fonte assessoria de comunicação