Após o triunfo contra a Letônia no Pré-Olímpico de basquete, o Brasil conseguiu faturar mais uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que acontecem a partir do dia 26 de julho. A conquista foi memorável e coloca o Brasil novamente na disputa do ouro olímpico após 8 anos. Para jogar em Paris inclusive o técnico Aleksandar Petrovic já fez a convocação de quem nos representará no torneio, saiba os detalhes da participação brasileira no basquete.
Veja a lista de convocados do basquete masculino para as Olimpíadas de 2024
A seleção brasileira de basquete não decepcionou no Pré-Olímpico que aconteceu em Riga, na Letônia, nossos representantes ganharam dos donos da casa por 94 a 69 e conseguiram a última vaga para poder disputar as Olimpíadas de Paris, que começam no dia 26 de julho. Para tentar buscar uma 4ª medalha olímpica Aleksandar Petrovic levará para Paris o mesmo time que formou no Pré-Olímpico, veja os 14 escalados:
- Alexey Borges – Free agent
- Bruno Caboclo – Partizan Belgrado – Sérvia
- Cristiano Felício – Granada – Espanha
- Didi Louzada – Free agent
- Elinho Corazza – Corinthians
- George de Paula – SESI Franca
- Guilherme Santos – Golden State Warriors (Estados Unidos)
- João Marcelo “Mãozinha” – Free agent
- Léo Meindl – Tokyo (Japão)
- Lucas Dias – SESI Franca
- Marcelo Huertas – Tenerife – Espanha
- Raul Neto “Raulzinho” – Free agent
- Vitor Benite – Free agent
- Yago Mateus – Estrela Vermelha – Sérvia
A partir do dia 17 de julho estes jogadores estarão se preparando para os Jogos Olímpicos de Paris em Zagreb, na Croácia, lá os 14 estarão treinando, entretanto apenas 12 jogadores serão escalados definitivamente. O Brasil ainda jogará um amistoso no dia 23 contra o Canadá, porém o jogo não será transmitido e ocorrerá sem público.
Técnico repete equipe de sucesso do Pré-Olímpico
Para disputar os Jogos Olímpicos de Paris, o técnico Aleksandar Petrovic repetiu a mesma seleção de sucesso que disputou o Pré-Olímpico. O elenco brasileiro é formado por jogadores que são jovens talentos, como Gui Santos, do Golden State Warriors, e outros que são veteranos prestes a disputar sua última Olimpíada, como Marcelinho Huertas do Tenerife da Espanha.
Mesmo lesionados, o técnico croata manteve os jogadores Raulzinho e Yago, que tem tudo para estarem recuperados a tempo para os Jogos Olímpicos que começam no final do mês. Caso eles não estejam aptos para os jogos, o técnico da seleção ainda tem a sua disposição Alexey Borges e Elinho Corazza, ambos são os únicos que não estavam no Pré-Olímpico, porém foram também relacionados em uma convocação para o evento.
Saiba quando o Brasil entra em quadra nas Olimpíadas
Para os que querem acompanhar o basquete brasileiro nas Olimpíadas de Paris 2024, a seleção olímpica caiu no grupo B da competição que tem também os países Alemanha, Japão e França na disputa. O Brasil estreará em quadra contra a França no dia 27 de julho, logo depois, no dia 30, enfrentaremos a seleção alemã e no dia 2 de agosto o Brasil enfrenta o Japão, dando fim a sua participação na fase de grupos da competição.
A grande final que decide quem fica com a medalha de ouro acontecerá no dia 10 de agosto, um dia antes do fim das Olimpíadas de Paris 2024. Com a vaga conquistada pela equipe brasileira a gente volta a uma disputa olímpica após 8 anos sem estarmos presentes no evento.
A última vez que estivemos presentes aconteceu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, que conquistamos vaga por ser o país sede. A seleção brasileira ficou de fora das Olimpíadas de Tóquio, após perder para a Alemanha no Pré-olímpico que aconteceu em 2021. Inclusive como o Brasil caiu no mesmo grupo que a Alemanha já na primeira fase da competição, esta pode ser uma chance de revanche brasileira.