Município de Floriano Peixoto promove capacitação de viticultores
Qualificar e capacitar a produção de uvas e vinhos de forma artesanal na propriedade rural foi o objetivo para a realização do II Encontro Técnico em Viticultura e VI Encontro Municipal do Vinho de Floriano Peixoto, na última quarta-feira (29/05), nas dependências do Ginásio Poliesportivo Municipal de Floriano Peixoto. O evento foi organizado pela Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Floriano Peixoto, juntamente com Governo Municipal e a Secretaria de Agricultura.
Os encontros iniciaram com palestra técnica sobre Importância do Cadastramento de Cultivos Sensíveis, proferida por Osmar Vitali, extensionista rural da Emater/RS-Ascar, que enfatizou a importância de realizar o cadastro dos cultivos sensíveis existentes no município, como também demonstrou passos para realizar esses procedimentos dentro do sistema e ainda relatou sobre o Curso de Boas Praticas de Pulverização Agrícola, oferecido pela Emater/RS-Ascar.
Logo após, foi realizado uma Estação Técnica na propriedade do produtor Darci Zavivan, próxima à sede do município, que contou com palestra sobre Manejo e Controle de Doenças dos Parreirais, por Rodrigo Selonk, técnico em Agropecuária e tecnólogo em Horticultura, que também falou sobre questões de regulagem de pulverizadores e tecnologia de aplicação.
Em seguida, houve abertura oficial do evento, com participação das autoridades presentes, prefeito Orlei Giaretta, vice-prefeito Odacir Malacarne, presidente da Câmara de Vereadores Marieli Vobito, da chefe de Gabinete Silvana Konecheff, do supervisor da Secretaria de Agricultura Eleandro Jose da Silva, dos extensionistas da Emater/RS-Ascar Vilmar Ernesto Tonello e Osmar Vitali, e de Alessandro Vitali, representando a Agência do Sicredi Floriano Peixoto.
Após a abertura, foi oferecido um almoço aos agricultores presentes no encontro e, na parte da tarde, degustação e avaliação técnica das amostras de vinhos artesanal branco e tinto dos agricultores que cadastraram suas amostras, com o enólogo Valmor Bandieira.
O evento foi avaliado pela equipe municipal da Emater/RS-Ascar como positivo, pois proporciona qualificação e capacitação aos agricultores envolvidos na produção de uvas.
Por Emater/RS-Ascar