Centro de Treinamento de Agricultores recebe alunos da Apae de Gaurama
Um grupo de alunos de Apae de Gaurama esteve no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), nesta quarta-feira (10/04), onde visitou o Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares instalado no local. Os estudantes estavam acompanhados da educadora social Adriane Lisecki, da assistente social Adriane Bergamon e da fisioterapeuta Soraia Francescon. Também acompanhou o grupo a extensionista rural social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Gaurama, Ana Ferrari. O grupo foi recebido por extensionistas e pela coordenadora do Cetre, Rosaine Baldissera.
Eles receberam orientações sobre as plantas e a metodologia didática (relógio do corpo humano, boneco fitoterápica e espiral). No local, os jovens puderam tocar, cheirar e sentir as plantas. O grupo também participou de uma prática na unidade didática, repassada pelas extensionistas Rosangela Montepo e Sandra Palavicini.
A Apae de Gaurama atende a pessoas com deficiência intelectual e múltipla dos municípios de Gaurama e Viadutos. De acordo com a assistente social Adriane Bergamon, a entidade desenvolve ações nas áreas de assistência social, saúde e de educação. A Apae também desenvolve ações de preparação para a vida e para o trabalho. Neste sentido, é realizada oficina prática na sede da entidade que conta com o relógio das plantas medicinais.
A extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Ferrari observou que a Apae procurou a Instituição para parceria para implantação do horto medicinal no educandário.
Curso
A Emater/RS-Ascar ministra o curso de Plantas Medicinais, aromáticas e condimentares, tendo o Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares instalado no local como uma das práticas da capacitação.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim