As condições climáticas tem sido propicias para criação e desenvolvimento de mosquitos. Por isso, o Governo Municipal vem traçando estratégias de prevenção e combate.
Na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito Paulo Polis, esteve reunido no Salão Nobre, com representantes das Secretarias de Gestão e Governança; de Saúde e de Meio Ambiente, discutindo e alinhando ações desta pauta.
Aedes aegypti
O Aedes aegypti, mosquito que transmite doenças como Dengue, Chikungunya e Zica é uma das preocupações. Desde a última semana, aproximadamente 35 agentes de endemias estão percorrendo os bairros da cidade para coletar informações para o Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que vai identificar o índice de infestação do mosquito.
Para evitar a criação, é preciso eliminar água para que pode se tornar criadouro, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e recipientes sem tampa.
Casos que descumpram essas orientações podem ser denunciados na Ouvidoria, com uma ligação gratuita no 0800-648-7050, no site clicando aqui ou no aplicativo ‘SysCidadão’.
Outros mosquitos
A preocupação também é com os outros mosquitos, como borrachudos e pernilongos. Uma ação de dedetização será realizada em parques e praças de alta aglomeração.
Cuidado individual
Mesmo com as ações do Poder Público, o cuidado individual é fundamental. Por isso, o Governo Municipal pede que a população cuide de seus terrenos e quintais, evitando água parada que podem se tornar criadouros de mosquitos. Além disso, o uso de repelente individual ajuda na proteção de cada um.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, pediu comprometimento de toda equipe para evitar doenças e cuidar da população. “Nossa equipe estará ainda mais nas ruas, fiscalizando e fazendo ações preventivas contra os mosquitos. Quero pedir também que a população se cuide, use repelente e cuide de suas casas, ajudando assim o combate a esses mosquitos”, pontuou o prefeito Polis.