Santa Terezinha: atendimentos crescem entre 4% e 12% entre 2022 a 2023

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) é um dos maiores hospitais do interior do estado do Rio Grande do Sul quando se tem como base os atendimentos e produtividade realizados para os usuários da rede pública de saúde (SUS).

Atualmente o Hospital Santa Terezinha conta com 186 leitos e atende pacientes de toda a região da área de abrangência da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) que abrange 32 municípios e também pacientes de outra região do estado em virtude dos serviços da Unidade de Alta Complexidade de Oncologia (UNACON) com 15 municípios, exercendo um papel preponderante para o contexto da saúde pública de Erechim, região, macrorregião e estado.

O hospital vem realizando análises periódicas para verificar a movimentação das portas de acesso e os indicadores de produção e financeiros, para que possa dar prosseguimento na missão de prover atendimentos na atenção secundária e terciária os usuários da rede SUS.

“Realizamos análises e gráficos para verificar a oscilação das nossas ações e serviços, sempre com comparativos de períodos e anos anteriores, no propósito de observar e entender a movimentação da instituição de saúde”, pontuam os diretores da FHSTE.

Na avaliação dos indicadores do ano de 2023, num comparativo com ano anterior, foi verificado que os atendimentos cresceram de 4% a 12%, o que demonstra que a Casa de Saúde/SUS, apesar das dificuldades enfrentadas ao longo de 2023, conseguiu honrar com sua missão primordial que é a assistência secundária e terciária aos usuários do Sistema.

Números do Santa Terezinha

Analisando alguns indicadores pode-se constatar que foram realizados 266.789 atendimentos em 2022, com crescimento para 276.228 em 2023, com incremento de aproximadamente 4%. Em 2023 foram realizados 11.579 procedimentos cirúrgicos e este indicador ascendeu para 13.619 no ano de 2023. Os exames laboratoriais tiveram um aumento de 10%, passando de 659.573 (2022), para 726.951 (2023).

O indicador que apresentou maior crescimento, na ordem de 12%, foi os exames de imagem do Centro de Diagnóstico por Imagem, que passaram de 54.236 para 60.980. Com relação as internações o aumento percentual foi de 5,22%, finalizando o ano com 15.166 internações, o que dá uma média de mais de 1.200/mês.

Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o Hospital Santa Terezinha tem priorizado ações no campo assistencial e vem trabalhando de acordo com as possibilidades (projetos/parcerias) no campo da renovação gradual do parque tecnológico, melhorias na estrutura física e na busca incansável e permanente da ampliação das receitas. “Os números da instituição são expressivos o que demonstra a importância do Hospital Santa Terezinha para os usuários do SUS e não podemos retirar deste contexto que precisamos manter as nossas ações nessa direção, melhorando cada vez mais o atendimento à saúde pública regional”, finaliza Paulo Polis.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS