A Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) vem buscando, através de projetos apresentados aos entes parceiros, qualificar seu parque tecnológico com a substituição de alguns equipamentos. Nos últimos anos foi possível, face a esta metodologia de apresentar pleitos, substituir equipamentos antigos e analógicos por tecnologia digital, entre eles: 1 aparelho de Raio X, 1 mamógrafo digital, 1 aparelho de ultrassonografia, sendo que outros equipamentos estão em processo licitatório como 2 serras elétricas e 2 perfuradores ósseos além de estar na iminência da chegada de equipamentos para as novas UTIs, como camas automatizadas, entre outros itens.
No ano de 2022 a direção da FHSTE apresentou projeto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, via Secretaria Estadual de Saúde (SES), acerca da aquisição de uma Torre de Vídeo para o Bloco Cirúrgico da Casa de Saúde/SUS, que realizou em 2023 mais de 9 mil procedimentos cirúrgicos.
Após o projeto contar com a anuência do Estado, a SES repassou o montante de R$ 558.840,41 e a FHSTE deu início no processo licitatório para aquisição de referido equipamento, através do Pregão Eletrônico nº 61/22.
O contrato com a empresa vencedora foi assinado em março de 2023 e a partir desta data começaram os trâmites legais de importação, considerando que o equipamento é de procedência alemã e uma das melhores marcas do mercado (Storz/Strattner).
Vencido os trâmites portuários decorrentes do processo de importação a torre de vídeo chegou na quarta-feira (3) ao Hospital Santa Terezinha, que começou o processo interno para que o equipamento tecnológico entre em operação o mais rápido possível, beneficiando a equipe médica e de apoio e os usuários da rede pública de saúde.
A torre de vídeo é composta por um conjunto de equipamentos utilizados para visualização de órgãos ou cavidades corporais com uso de uma câmera de vídeo acoplada a um sistema ótico. É uma plataforma de vídeo para cirurgia minimamente invasiva composta por um sistema modular de câmera que contém monitor de altíssima qualidade, fonte de luz e outros recursos, permitindo um procedimento mais seguro, menos invasivo e com resposta menor no tempo de recuperação.
A direção do hospital explica que a FHSTE possui no seu parque tecnológico uma torre antiga (1994), que ao longo dos anos recebeu melhorias no sistema e acessórios (2010), mas com achegada do novo equipamento haverá um grande incremento tecnológico.
A direção também ressalta que estas melhorias tecnológicas, bem como as obras físicas que estão em curso, só são viáveis em virtude da apresentação de projetos e repasse específicos para esta finalidade de investimento, tendo em vista que a instituição não dispõe de recursos próprios para essa rubrica e a missão primordial é a assistência e manutenção regular do fluxo de atendimentos, que perpassam pelos serviços médicos e multiprofissionais, colaboradores, insumos médicos hospitalares, assistência farmacêutica, fornecedores, tributos, ente outros.
O próximo passo é a montagem do equipamento e treinamento da equipe que deverá ocorrer na segunda quinzena de janeiro, tendo em vista que a empresa responsável pela torre está em férias coletivas até o dia 15/01. Após, será entregue para utilização junto ao Bloco Cirúrgico.
A direção da Casa de Saúde manifesta que vinha acompanhando passo a passo a tramitação deste projeto, desde a apresentação ao Estado, monitoramento da aprovação, processo licitatório, importação e entrega. “Estamos felizes com a chegada do importante equipamento que vai corroborar para qualificar ainda mais nossos serviços de saúde. Passamos a contar com um grande avanço tecnológico”, pontuam os diretores.
Por assessoria de comunicação