Na noite da última terça-feira,05, o Grupo Jupem, juntamente com os Grupos Polônicos da Sociedade Instrutiva e Recreativa Rui Barbosa, estiveram reunidos para a confraternização de Natal. Estiveram presentes ao evento a Vereadora licenciada e Secretária da Fazenda, Ana Oliviera, que também esteve representando o prefeito Paulo Polis, a vereadora Sandra Picoli, representando o Poder Legislativo, o presidente do Grupo Jupem, Jeison Luiz Lipnharski, o presidente da Sociedade Rui Barbosa Nilton Groch, a presidente do Centro de Língua e Cultura Polonesa Prof. Geraldo Augusto Górski André Jacuboski, integrantes dos grupos e convidados.
No evento, que contou com apresentações de canto dos grupos da Melhor Idade e do do Centro de Língua, Ana Oliveira entregou ao grupo Jupem, uma Placa com a descrição da Lei aprovada em março de 2023 de sua autoria, que tornou o Jupem Patrimônio Artístico, Cultural e imaterial de Erechim.
Em seu discurso a vereadora licenciada e secretária, enfatizou a importância do Jupem em seus mais de 55 anos de história, em manter a cultura polonesa através da dança, e representar Erechim pelo mundo, destacando a valorização do trabalho voluntário desempenhado por todos ao longo destes anos.
“Receber este reconhecimento do Poder Legislativo, através da vereadora Ana Oliveira, hoje Secretária, e do Poder Executivo, com a aprovação unânime dos vereadores, de que o Grupo JUPEM é um patrimônio artístico, cultural e imaterial de Erechim, é uma honra e alegria imensurável. Esta homenagem coroa a trajetória artística, a história e o trabalho realizado pelo grupo há 55 anos, em prol do cultivo das tradições e da cultura polonesa. É um momento de comemorar e agradecer a todos aqueles que ajudaram a construir o Jupem, trabalhando muito, com comprometimento, paixão e dedicação, doando parte de suas vidas para o sucesso e manutenção do grupo, permitindo que essa homenagem e reconhecimento fossem possíveis. O grupo Jupem agradece imensamente a proponente da Lei, Ana Oliveira, pela sua iniciativa de reconhecer nosso trabalho e nos honrar com tamanha homenagem, que ficará na história do nosso grupo, incentivando as atuais e futuras gerações a continuar cultivando as tradições para a preservação da identidade cultural de nossa cidade”, afirmou o presidente do grupo Jupem Jeison Luiz Lipnharski
Em comemoração aos seus 55 anos anos, o Grupo Jupem instituiu neste ano a honraria ”Medalha Mérito Jupeniano”, que será conferida à pessoas e entidades que tenham desempenhado relevante trabalho de promoção e valorização ao grupo folclórico polonês.
As primeiras medalhas foram entregues na noite, à vereadora licenciada Ana Oliveira, proponente da Lei conferida ao Jupem, e outra ao Poder Legislativo. A noite encerrou com a benção do “Opłatek”, o pão ázimo tradicional da cultura polonesa, pelo padre Gilson Samuel e com um coquetel festivo.
Por Assessoria de Comunicação