Soluções terceirizadas será responsável pela construção e apoio operacional do novo Presídio de Erechim
O projeto é a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Estado na área de segurança pública
A Soluções Terceirizadas protagoniza uma iniciativa inédita e muito promissora no Estado do Rio Grande do Sul. Com a assinatura do contrato de concessão pública, por 30 anos, a Empresa será responsável pela construção, manutenção e apoio às operações do novo presídio de Erechim. O projeto é a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Estado na área de segurança pública, um modelo de gestão inovador e alinhado com o interesse público, que vai melhorar as condições de encarceramento e recuperar o apenado, promovendo seu retorno à sociedade.
A Empresa venceu o leilão realizado no dia 6 de outubro, na B3, em São Paulo, organizado pela Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) na modalidade concorrência internacional. O certame teve uma proposta, da Soluções, no valor de R$ 233 por vaga/dia disponibilizada e ocupada em unidade prisional. O escopo foi elaborado por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) e da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O projeto prevê a construção de uma unidade prisional de 10,4 hectares, com dois módulos e 1,2 mil vagas para apenados. A atividade específica de segurança prisional seguirá a cargo de policiais penais. A previsão para realização da obra é de até 24 meses e a expectativa de investimento na operação é de R$ 149 milhões. “Seguiremos nosso conceito que é o de buscar soluções em um mundo de pessoas. Por isso, resolvemos fazer parte desse projeto tão importante”, declarou o diretor comercial da Soluções, Adriano Martinho.
O complexo prisional terá foco na ressocialização, prevendo a possibilidade de trabalho, educação e reinserção social para detentos, assim como o uso de tecnologia na gestão prisional. Uma das principais melhorias será a nova localização do presídio, distante da zona urbana, entre as rodovias ERS-135 e BR-153, que atende a diretrizes de segurança e satisfaz um anseio da população de Erechim.
A participação da Soluções Terceirizadas no leilão B3 contou com a assessoria de Pezco Economics (assessoria econômico-financeira) e Libório & Corteze Sociedade de Advogados (assessoria legal).
SOBRE A EMPRESA SOLUÇÕES TERCEIRIZADAS
Com mais de 15 anos de atuação, a Soluções atende empresas e organizações, oferecendo SOLUÇÕES em diversos segmentos, inclusive o prisional, e conta com mais de 18 mil colaboradores em todo o território nacional.
Por Assessoria de Comunicação