Na noite de terça-feira (21), leitores do Jornal Boa Vista e usuários do transporte coletivo urbano, da linha da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), enviaram fotos para esta coluna, relatando que os ônibus estão operando com o número de passageiros acima da capacidade, reclamando ainda que foi retirado o transporte em um dos horários anteriormente previstos.
O assunto foi levantado no programa Estúdio Boa Vista desta manhã (22), relatando a situação reclamada pelos usuários e cobrando melhorias no serviço prestado pela empresa responsável e ações da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER).
Por telefone, o diretor administrativo da AGER, Edgar Radeski, relatou o funcionamento do transporte específico para este trajeto: “Por dia, são transportadas em média, 800 pessoas pra Universidade Federal. Na maioria dos horários, são poucas pessoas que vão ou voltam. Para os horários de pico, são disponibilizados três ônibus”.
Radeski relatou ainda que existe uma comunicação entre a UFFS e a empresa, através de um funcionário da Universidade, que comunica quando há um aumento da demanda ou cancelamento de aulas.
Antes mesmo do fechamento desta matéria, Edgar Radeski entrou em contato novamente, informando que no caso específico de ontem, os alunos foram liberados antecipadamente. “Os ônibus tem capacidade para transportar 43 passageiros sentados e 30 passageiros em pé. No caso ocorrido ontem, a capacidade foi excedida em sete passageiros, para evitar a necessidade de espera por outro ônibus.