Iniciativa de plantio de árvores e conscientização ambiental na Usina Hidrelétrica Passo Fundo
Estima-se que no planeta existam três trilhões de árvores que contribuem diretamente para produção de ar puro
Quando o calor chega à cidade ou no interior, o melhor lugar para se abrigar é embaixo de uma árvore. A sombra refrescante proporcionada por ela é uma das características dessa planta tão importante para a existência da vida do planeta. Um dos benefícios mais importantes é a absorção do gás carbônico da atmosfera e a produção de oxigênio.
Mas, não para por aí. As árvores também contribuem na manutenção da biodiversidade, na produção de alimentos, abrigos de animais, regulação do clima, evitam a erosão das margens de mananciais, rios, lagos e tem papel fundamental no equilíbrio do clima. Segundo o Instituto Brasileiro de Floresta, estima-se que existam no planeta três trilhões de árvores.
Programa Ambiental
No Dia da Árvore, 21 de setembro, o Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Passo Fundo (UHPF), estimula os visitantes e a população lindeira da usina sobre a importância da conservação e da conscientização ambiental, através do plantio de árvores. A consultora ambiental, Beatris Binotto reforça essa ação com a intensificação das atividades com os visitantes. “Durante a visita a trilha, eles conhecem as espécies e levam para casa uma muda de árvore para começar essa prática, com foco principal na conservação ambiental.”
Na usina é possível encontrar espécies de árvores nativas da região como angico-vermelho, cedro, canela-amarela, pitanga, araticum, ipê-vermelho entre outras, que ajudam a manter o equilíbrio do local. Os visitantes também podem observar a diversidade da fauna presente: com a presença do tatu-mulita, capivara, veado-mateiro, quati, gambá, lagarto, serpentes, gato-do-mato e uma grande presença de pássaros.
Já em Pontão/RS o PEA trabalhou com uma família na recuperação de uma área de mata ciliar.
Dica para plantar árvores
Acomode a terra em volta da planta, a terra não deverá ficar solta. Utilize as mãos para acomodar a terra. Lembre-se cada muda terá o seu berço com a terra preparada.
Já a profundidade da planta deve ser igual à do torrão, nem mais, nem menos terra. Caso tenha sobrado terra adubada, utilize- a no entorno da planta, isso auxiliará o solo e o crescimento da planta. E a dica de ouro é regue a planta sempre!