Jorge Psidonik e Carlos Samujeden embrancaram na manhã deste sábado (26), para uma das maiores aventuras de suas vidas: uma pedalada de Erechim até Machu Picchu, no Peru.
Ambos estiveram participando do programa BV Esportes da Rádio Cultura, na última sexta-feira (25). Eles são parceiros inseparáveis neste tipo de aventura, já fizeram várias, mas nenhuma desta magnitude. Um dos maiores desafios já vencidos pela dupla foi quando eles pedalaram cerca de 1.100 Km em 2022, pela Serra do Corvo Branco, chegando em Urubici e retornando pela Serra da Rocinha. Foram 11 dias pedalando com uma média de 100 km diários.
Para este desafio, a dupla leva apenas material para manutenção e algumas peças para as bikes, roupa térmica e barras de cereal para alimentação. O trajeto está planejado a ser percorrido em cerca de 33 dias, sendo 4 dias pelo Brasil, 15 dias na Argentina, nove dias na Bolívia, para finalmente chegar ao país de destino, o Peru. A partir daí, o restante dos dias serão utilizados para chegar à uma das cidades mais visitadas do mundo: Machu Picchu.
Serão cerca de 3.200 Km percorridos, com uma média de 100 km diários e apenas cinco dias de margem para atrasos. Os desafios estão muito além da pedalada, são inúmeros os enfrentamentos a serem superados: o trânsito, o desconhecido, a preparação física e psicológica… Mas a dupla está preparada.
Para acompanhar um pouco do dia-a-dia desta aventura, as redes sociais da Rádio Cultura e Jornal Boa Vista estarão postando vídeos e fotos desta grande aventura.