Mil e duzentos professores que atuam nas escolas municipais da região participaram da palestra com o professor Leandro Karnal, realizada na noite de quinta-feira, 20, no Salão de Eventos da URI. O encontro marcou a continuidade da capacitação de professores e servidores das escolas municipais do Alto Uruguai, que está sendo promovida pela Universidade.
Karnal, educador natural de São Leopoldo, mas que reside em São Paulo, falou sobre o futuro da educação. Durante uma hora e meia, afirmou não saber o caminho da educação, especialmente no Brasil, onde o professor é um dos profissionais menos valorizados pelas políticas educacionais. “O que eu sei é que se era difícil, vai ficar ainda mais, principalmente porque não nos preparamos suficientemente para isso. Hoje, não se valoriza conteúdo e disciplina, fato que se agravou com a pandemia”, frisou.
Além disso, segundo Karnal, a escola precisa se reorganizar para definir sua utilidade no meio social. “A formação continuada, ferramenta utilizada aqui na região, é um grande exemplo do que pode ser feito pela educação. Temos que nos capacitar permanentemente”, pontuou.
Lembrou, ainda, sobre o verdadeiro papel do professor. “Resiliência e equilíbrio mental são fatores preponderantes na nossa atividade. Quanto pior o aluno, mais eu tenho que ser professor. Por isso, dar aula não é para qualquer um, pois a sociedade está doente, principalmente o jovem”, lembrou.
Disse, ainda, que o papel do professor é estimular e aceitar a tecnologia que veio para ficar. “Não adianta proibir uso de celular em sala de aula. Temos que saber usar essa ferramenta a nosso favor e também dos alunos. Lembrem, igualmente, que a Inteligência Artificial pode nos trazer uma grande contribuição. Por isso, temos que fazer o aluno pensar e ler mais, sem esquecer que devemos dar o exemplo”.
Disse, por fim, que chegou o tempo de melhorarmos as habilidades e descobrirmos outras, pois estamos passando e enfrentando um período de muitos desafios. “O objetivo é aprender mais para sermos melhores e demonstrar todos os dias a alegria de encontrar os alunos”.
O encontro com Leandro Karnal, que tem mais de 10 milhões de seguidores, também contou com a presença do Reitor Arnaldo Nogaro, os Pró-Reitores de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Marcelo Stracke, e de Administração, Ezequiel Albarello, e, também, o Diretor-Geral do Câmpus, Paulo Roberto Giollo.
O projeto de capacitação dos professores, que encerra em agosto, já teve encontros com os professores Gabriel Perissé, Patrícia Dall Agnoll, bem como outros momentos de forma remota.
Por assessoria de comunicação