Fundada em abril de 2004, a empresa erechinense Madec Indústria de Máquinas Ltda, tem origem e raízes no setor ervateiro, com testemunhos do compromisso e conhecimento da empresa nesta área. Desde então, segue contribuindo para o desenvolvimento de expertise e uma compreensão aprofundada do mercado da erva-mate. “A Madec se orgulha muito do setor ervateiro, surgimos em função dele. Muitas empresas da nossa cidade nos incentivaram, os empresários compravam todo o material e nós entrávamos com a mão de obra e engenharia”, disseram os empresários Alex Panozzo e Clair Breitkreitz.
Eles ainda lembraram de outro fator que os orgulha referente a erva-mate. “Ano passado conseguimos em parceria com as empresas e recursos da Madec, uma proeza junto a Fepam. Participamos de uma legislação específica para o sapeco da erva-mate. Ficamos felizes em falar que desenvolvemos esse sistema e inclusive, está instalado junto a ervateira Barão. Nos preocupamos muito com todo o processo, não queremos colocar produtos no mercado e com o tempo, ser considerado um poluente. Entendemos que ainda podemos contribuir muito para este setor, pois eles foram nosso alicerce”, enalteceram.
Em 2021, depois de muito trabalho, os empresários realizaram o sonho de ter uma sede própria e dobraram de tamanho. No mesmo ano, se propuseram a desenvolver um produto novo, exclusivo para a biomassa. “Hoje, tem pessoas na Europa se aquecendo com pellets produzidos pelas máquinas da Madec”, relatou Clair.
E, a atuação em diversos segmentos e variada linha de produtos só aumentou: biocompostadores/aceleradores de compostagem, farinha de penas, lodos e resíduos industriais, maravalha, recuperador de cama bovina, serragem, cavaco e sistema de desidratação de esterco. O que aumentou também, foi o leque de possibilidades de mercado. “Quando iniciamos nossas atividades na indústria nova o espaço era gigante e agora, devido a demanda já ficou pequeno novamente. Vamos nos preparar para triplicar de tamanho num curto espaço de tempo. Acreditamos na nossa capacidade, nos nossos sonho”, enalteceram os empresários.
Atualmente a Madec conta com 85 funcionários, terceiriza para mais de 10 empresas e tem grandes parceiros em Erechim. Tal parceria, tem possibilitado a empresa buscar espaço no mercado externo. “Este ano, montamos um projeto grande em Rivera no Uruguai, uma referência. Temos projetos em andamento no Chile, Equador, Paraguai, Argentina, Uruguai e uma comitiva no México visitou a empresa nos últimos dias. Atuamos com os pés o chão, pois entregamos sonhos, sempre com o olhar voltado para o setor ervateiro”, finalizaram.