Erechim contempla 45 famílias do interior com inclusão digital
Quarenta e cinco famílias do interior de Erechim foram contempladas com sinal de internet, por meio do Programa Municipal de Inclusão Digital no Meio Rural (Ruralnet), viabilizado através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar. O município custeou os equipamentos e despesas de instalação do serviço, no valor de R$ 300,00 por família.
O secretário da pasta, Leandro Basso, explicou que o intuito é melhorar a permanência do jovem no campo. Além disso, a partir de 2019 toda produção terá de ser lançada com Nota Fiscal Eletrônica, e o acesso à internet será uma ferramenta necessária para isso.
O objetivo é modernizar as propriedades e incentivar a permanência dos produtores rurais no campo. São beneficiados os agricultores empreendedores ou investidores rurais que tenham na agricultura ou pecuária sua principal fonte de renda.
Para conseguir o benefício, os agricultores devem se cadastrar junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar (Condesa), conforme a ordem de inscrição.
Além de residir no município, o produtor rural precisa ter o Talão do Produtor modelo 15, com movimentação mínima a cada dois meses ou mediante o ciclo de cada atividade agropecuária; estar em dia com as obrigações perante a Fazenda Pública Municipal; fazer cadastro junto à pasta e não ter sido beneficiado pelo programa nos últimos cinco anos.
Nesta ação, foram beneficiadas 15 famílias de São João Giaretta; 21 de Lajeado Paca, Cristo Rei e Pio XII; cinco famílias do Rio Negro Coan; duas famílias de Santa Lúcia do Km 06 Dourado e outras duas famílias, uma da Linha Trindade e outra do São João do Governo.