Agentes municipais de trânsito passam por capacitação para atuar no novo sistema de estacionamento

O Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR) entra em operação no Município na próxima segunda-feira (19). Esforço conjunto da administração municipal e da empresa vencedora da licitação, Consórcio Stacione Rotativo, está sendo feito no sentido de treinar devidamente os agentes municipais de trânsito para este novo sistema. Nesta semana um treinamento intensivo de capacitação foi direcionado a 22 agentes e cinco radio operadores municipais. Na ocasião foram detalhadas as diretrizes de fiscalização do estacionamento e todas as particularidades para uma perfeita execução dos trabalhos.

Basicamente as regras ditam que motocicletas serão isentas de taxa de estacionamento nos locais devidamente sinalizados para tais. Já os veículos em carga e descarga não estão liberados de pagamento. Para as vagas de idosos será necessário a compra do crédito e o uso da credencial expedida pelo órgão executivo de trânsito, com prazo de utilização de no máximo duas horas por vaga. As destinadas a deficientes físicos serão isentas de pagamento desde que no veículo esteja fixado de forma visível a credencial para utilização desta vaga especial.

As ferramentas de gestão para controle das irregularidades do estacionamento rotativo são fornecidas pela própria empresa contratada. Um aplicativo mostrará em tempo real todas as irregularidades advindas do sistema como a falta de pagamento, não rotacionar e horário vencido, entre outras.

Os agentes de trânsito municipais poderão fazer as autuações quando do descumprimento das normas da lei. Irão até o local confeccionar o auto de infração que deverá ser pago no prazo de 24 horas. O usuário poderá optar por fazer o pagamento diretamente com os monitores, nos pontos de venda ou através do aplicativo. Serão aceitos cartões de débito e de crédito.

Quando este valor inicial não for saldado, o aviso de irregularidade será validado como auto de infração de trânsito por estacionar em desacordo com a regulamentação do estacionamento rotativo. Isso incide em cinco pontos no prontuário do condutor e valor de multa de R$ 195,23. Nesta primeira fase somente estará em operação a área azul, com aproximadamente 1900 vagas, abrangendo da Rua Santa Catarina e Washington Luiz até o Viaduto Rubem Berta.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS