Com o Auditório do Câmpus II da URI lotado, teve início na segunda-feira, 29, às 19h30min, a V Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária da URI. A abertura do evento contou com a presença do Diretor-Geral, professor Paulo Roberto Giollo; da Coordenadora do Curso, professora Daniela dos Santos de Oliveira; do Coordenador da Semana Acadêmica, professor Diego Agázzi; e da Acadêmica Laura Radaelli, representante da turma 2021, que participa da organização da Semana Acadêmica.
A abertura da Semana Acadêmica contou também com a presença do Fiscal do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRVM), Rodrigo José Freddi, que falou sobre a responsabilidade ética do Médico Veterinário. “O profissional tem obrigações a cumprir, com direitos e deveres perante a legislação”, afirmou o palestrante. Acrescentou que no momento em que ele estiver habilitado, “ele tem um papel importante na sociedade atual, pois passa a ser o responsável pelo consumo de alimentos, não apenas animal, mas também humano”, frisou o representante do CRVM.
A primeira noite também contemplou um momento descontraído com a presença do humorista Daniel Perin (Piá da Granja). Com 24 anos de idade, ficou conhecido nas redes sociais como “Pia da Granja”. O jovem reside no interior de Guatambu, no Oeste Catarinense, e possui mais de 375 mil seguidores no Tiktok e mais de 98 mil no Instagram.
A Semana Acadêmica de Medicina Veterinária tem como objetivo promover a interação e a integração entre profissionais das diversas áreas de atuação com os acadêmicos. Por isso, a programação contempla uma grade de assuntos relevantes para os acadêmicos participantes do evento. Entre eles, o que o veterinário precisa saber sobre formulação de dietas caseiras para cães e gatos; fatores nutricionais durante a gestação para a formação da futura vaca leiteira; inspeção industrial e sanitária; manejo cat friendly; métodos de diagnóstico para mastocitomas cutâneos em cães; utilização adequada da semiologia em situações de emergência no campo; condicionamento por reforço positivo na rotina clínica; cardiologia de cães e gatos; coleta de sangue e acessos para pequenos animais; ozonioterapia como medicina alternativa; confecção de dardos anestésicos para captura e contenção de animais silvestres; formas de coleta de material na necropsia; avaliação dos equinos e manejo da equinoterapia; e inseminação artificial em bovinos.
Por Assessoria de Comunicação