Crianças do Projeto AABB Comunidade desenvolvem atividades na URI
Estudantes que participam do projeto de extensão “Educação em Saúde de Crianças e Pré-Adolescentes”, do Programa Integração AABB Comunidade, realizaram na quinta-feira, 18, na URI Erechim, alguns testes motores para avaliar a flexibilidade, potência de membros inferiores e superiores, resistência muscular localizada, além da avaliação da massa corporal e estatura. As avaliações tiveram lugar nos Laboratórios do Curso de Educação Física, e foram desenvolvidas pela professora responsável pelo projeto, Alessandra Dalla Rosa da Veiga, e pela bolsista Marina Barrozo, com a participação do acadêmico Gabriel Polo, estagiário do Programa AABB Comunidade.
Depois das avaliações, as crianças puderam visitar também alguns espaços da Universidade, como o Museu de Ciências (MuRAU), onde foram recebidos pela funcionária Chayane Iaeger e pela bolsista Hemili Alves, que explicaram sobre a importância do Museu, os cuidados com as espécies e como é o processo de taxidermia das peças.
Esse projeto tem como objetivos promover ações educativas relacionadas à saúde de forma multidisciplinar, desenvolver atividades esportivas e estimular os cuidados com a saúde por meio do esporte, orientar as crianças e os pré-adolescentes em relação à promoção da saúde, incentivar ações direcionadas ao autocuidado, no qual há envolvimento de vários cursos da área da saúde da URI.
Todas as ações desenvolvidas são importantes para o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, proporcionando novas vivências e conhecimento de forma integrada e interdisciplinar, além de estimular nas crianças o autocuidado com sua saúde e o gosto pela prática de esportes.
Segundo a Coordenadora do Projeto AABB Comunidade, professora Patrícia Taís Zick, “essa integração entre os alunos participantes do projeto com os bolsistas oportuniza com que as crianças vivenciem atividades diferentes, conheçam lugares e realizem passeios que no dia a dia talvez eles não tenham essa oportunidade”.
A professora Alessandra destaca que é importante essa troca de conhecimentos e essa aproximação da universidade com a comunidade, pois possibilita às crianças um momento em que elas conheçam um pouco mais sobre os cuidados com a saúde desde cedo.
Por Assessoria de Comunicação