Os últimos dias estão sendo de muitos aprendizados e aventuras para os alunos da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, de Palmeira das Missões. Eles participam da 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace, que acontece no Campus da USP, em São Paulo.
A feira reúne jovens de todo o Brasil para uma semana intensa de muito aprendizado, comunicação e exposição de trabalhos científicos. O objetivo é estimular novas vocações em Ciências e Engenharia, por meio do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, além de aproximar as escolas públicas e privadas das universidades.
Na Escola Celeste Gobbato, os alunos Mário Felipe Fabris dos Santos e Matheus Martins Hengel, orientados pela professora Carine Meier, desenvolveram um projeto sobre o Impacto na Produção de Linhaça e Qualidade do Óleo em Diferentes Manejos de Nitrogênio.
“A experiência vivenciada aqui estimula os estudantes a não desistirem de seus sonhos. A feira é uma forma de incentivar novas gerações de pesquisadores e educadores. Momento para troca de informações com profissionais renomeados, aprendizado, inovação e oportunidades”, disse a engenheira agrônoma e professora da escola, Carine Meier.
A mostra é dividida em sete categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia, e os projetos das escolas estaduais têm representação em todos os temas.
“A participação na feira é de suma importância, pois ela nos incentiva a realizar mais estudos científicos, além de proporcionar diversos aprendizados”, disse o aluno Mário Felipe Fabris dos Santos.
O evento, realizado pelo Inova USP, teve início na segunda-feira, 20, e segue até esta sexta-feira, 24 de março.
“Ver o talento de nossos alunos sendo visto e reconhecido em eventos como esse é motivo de muito orgulho para todos nós”, destacou a coordenadora da 20ª CRE, Jogelci do Carmo, sobre a participação dos alunos na maior feira do gênero no Brasil.