Com participações de grandes nomes, como a modelo internacional Alessandra Ambrosio, e narração de Patricia Pillar, filme retratará a história da escola que é referência cultural no norte gaúcho. Obra será exibida gratuitamente no cinema de Erechim, com retirada antecipada de ingressos
Falta pouco! Já nos ajustes finais, o documentário Belas Artes: Ontem, Hoje e Sempre está a poucas semanas de estrear no cinema em Erechim, levando à comunidade local e regional um trabalho sensível, emocionante e marcante sobre a história do espaço cultural de fundamental relevância para todo o norte gaúcho: o Centro de Belas Artes Osvaldo Engel.
O projeto, que iniciou em meados de setembro de 2022, passou por diversas etapas – desde pesquisa histórica, entrevistas, elaboração de roteiro, filmagens e edições – para chegar até o material, que mesmo antes de concluído, já é motivo de orgulho para os idealizadores. O diretor-geral da obra e roteirista Patrick Menegazzo salienta que foi um trabalho minucioso para entregar aos espectadores um documentário à altura da importante trajetória do “Belas”, que recentemente ganhou status de Centro Cultural, Técnico e Profissional.
Para isso, além do cuidado com os detalhes, que perpassam desde escolhas estéticas, visuais, sonoras, e principalmente a sensibilidade na edição do material, o documentário terá importantes participações, começando pela voz que dará vida a toda história: Patricia Pillar, uma das principais atrizes brasileiras da atualidade. Será pela sua narração que o espectador será conduzido ao longo de quase duas horas de filme, por meio de um trabalho voluntário da artista, que não cobrou cachê para participar do projeto.
O fio condutor da obra são os relatos de pessoas que tiveram suas trajetórias culturais atravessadas pelas vivências na Escola de Belas Artes, nas suas mais diferentes representações artísticas, desde alunos, ex-alunos e professores. Grandes nomes da música, do teatro, da dança, das artes visuais que aprenderam ou aprimoraram seus talentos no local; até mesmo pessoas que não seguiram carreira na área, mas sentem no seu dia a dia o diferencial que a escola fez em algum momento da vida.
Entre as participações já confirmadas, está a da modelo Alessandra Ambrosio. Erechinense, ela falará sobre o período em que fez aulas de ballet no Belas Artes e sobre o quanto isso impactou na sua carreira, hoje mundialmente reconhecida. Músicos tradicionalistas de renome em todo o país, os irmãos Gildinho, de Os Monarcas; e Chiquito, do grupo Chiquito & Bordoneio, também estão presentes no documentário, relembrando períodos em que puderam aprimorar o dom que já traziam consigo.
Esses são alguns dos inúmeros exemplos que confirmam a relevância da instituição, e que ratificam as expectativas que os idealizadores do projeto já tinham quando o filme era apenas uma ideia. Percepções que já eram intrínsecas, quando se leva em conta que grande parte da equipe envolvida na produção tem ligação com o Belas Artes, desde ex-alunos, ou até mesmo professores da instituição.
A partir de depoimentos importantes, a trajetória de mais de seis décadas do Belas Artes será contada, relembrada e, acima de tudo, valorizada. “É um filme que está muito bonito, que joga luz sobre uma instituição que merece por estar resistindo ao tempo. Será emocionante para quem for assistir, sejam alunos, ex-alunos, professores… e mesmo para aquela audiência que não conhece o Belas, que terá seu coração tocado por essa história tão bonita que estamos tendo a satisfação de contar e eternizar”, afirma o diretor-geral.
Data de estreia e ingressos
O documentário Belas Artes: Ontem, Hoje e Sempre estreia na primeira quinzena de abril, e terá exibição nos dias 13, 14 e 15, no Cinema do Master Sonda Shopping. A entrada será gratuita, sendo necessário retirar o ingresso previamente, no próprio cinema. A distribuição será a partir do dia 1º de abril, sendo imprescindível a retirada antecipada para fins de organização das sessões.
Sobre o projeto
O documentário tem a produção executiva e coordenação geral de Nair Rocha Dutra, com direção-geral e roteiro de Patrick Menegazzo, e direção de arte de Cléo De Páris. Além da exibição gratuita no cinema, o projeto prevê distribuição de DVDs com a obra em escolas, bibliotecas, entre outros espaços culturais.
O projeto “Belas Artes: ontem, hoje e sempre” conta com o patrocínio das empresas: Cavaletti, Cercena, Ervateira Cristalina, Perfil e Sementes Estrela. Apoio Sicredi UniEstados, Movie Arte Cinemas e URI Erechim. O financiamento é do Pró-Cultura RS Governo do Estado do Rio Grande do Sul.