O Dia Internacional das Mulheres, nesta quarta-feira (8), foi encerrado, na Arena Agrodigital, da 23ª Expodireto Cotrijal, com um animado painel que tratou sobre liderança feminina e sucessão familiar em meio à tecnologia e inovação. O evento abordou o protagonismo delas no campo a partir de uma troca de experiência entre debatedoras de diferentes segmentos.
O painel, mediado pela apresentadora do Canal Campo Batom, Alessandra Farina Bergmann, contou com a presença das painelistas Alessandra Nishimura, conselheira membro do Grupo Jacto; Camilla Telles, produtora rural e agroinfluencer; e Soha Chabrawi, analista senior na Fambras Halal.
Camila Telles defendeu o incentivo às mulheres a permanecerem no campo. “É muito importante a gente dar espaço cada vez mais para as mulheres e mostrar cases positivos para incentivá-las, principalmente essa nova geração que está chegando. É preciso tornar o agro cada vez mais atrativo e mostrar que tem muita coisa legal para fazer”, comentou.
Soha Chabrawi chamou atenção para o fato de que a mulher conquistou seu espaço no mercado de trabalho, mas, ao mesmo tempo, está acumulando funções.
“A mulher acumula a função de mãe, esposa, dona de casa e de trabalhar fora. A gente precisa repensar essa forma de como a mulher acabou acumulando tudo isso e ter, de fato, um apoio do seu companheiro, da sua família, e não, simplesmente, conquistar cada vez mais espaços na sociedade”, refletiu Soya.
Alessandra Nishimura avaliou que o painel foi proveitoso e marcado por um bate-papo descontraído. Além de painelista, ela também é expositora na feira e possui ampla experiência nos principais eventos do agronegócio brasileiro. A conselheira da Jacto afirma que a Expodireto está entre suas feiras prediletas.
“A Expodireto é uma das feiras mais bonitas e uma das que eu mais gosto de ver, não só porque eu exponho e vendo minhas máquinas, mas porque também tem um Pavilhão da Agricultura Familiar que eu acho muito bacana. Eu sempre vou lá visitar, experimentar e comprar”, disse Alessandra.