Erechim sai na frente novamente e é pioneira no Estado em fomento à tecnologia
Prefeitura de Erechim vai disponibilizar, gratuitamente, plataforma digital de gestão e qualificação para estruturar micro e pequenas empresas
Novamente, Erechim sai na frente e, mais uma vez, é pioneira ao implantar políticas públicas de fomento à tecnologia que disponibilizam conhecimento gratuito de gestão para micro e pequenas empresas do município, buscando qualificar e dar sustentabilidade ao pequenos negócios. Essa é a proposta da parceria firmada entre a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda/RS, formalizada na noite de quinta-feira (10), no Salão da Inovação na Frinape 2022, para implantar o RS TER e o programa iCertus em Erechim.
“Assinamos um termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Erechim para que junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e os demais segmentos ligados a área do empreendedorismo, geração de trabalho, emprego, renda e qualificação profissional, possamos desenvolver esta política pública em conjunto com o município de Erechim”, afirma o representante da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda/RS, Jorge Imperatore.
Crédito, gestão e mercado
Ele explica que o iCertus é um ERP (software), sistema informatizado com muita inteligência artificial, disponibilizado gratuitamente pelo tempo que o CNPJ for ativo, para facilitar a rotina do micro e pequeno empresário que fatura de R$ 100 por mês a R$ 4,8 milhões por ano.
“O iCertus é uma ferramenta que vai trazer um sistema de gestão extremamente robusto, para ajudar o empresário na gestão e qualificação da sua empresa. E este é o grande gargalo, porque em alguns segmentos isso é responsável pela falência de até 80% das empresas, ele terá uma gestão informatizada”, afirma.
Ajudar o pequeno e micro empresário
Segundo Jorge Imperatore, o sistema foi criado para compreender o cotidiano do empresário, que precisa comprar matéria-prima, produzir e vender e, ainda, fazer a entrega. A ideia do sistema é realmente ajudar e fazer aquilo que o empresário não tem condições de realizar, auxiliando ele a gerenciar a empresa.
Avisa quando a conta vai vencer
“Por exemplo, o empresário tem uma fatura para vencer daqui a cinco dias, o sistema vai avisar pra ele que tem tal fatura e não tem capacidade de pagamento, de acordo com o fluxo de caixa. Vai pedir se ele quer pegar crédito, aí é só apertar o botão, o sistema vai disponibilizar um adiantamento com juros de 0,5% a 3% ao mês, isso tudo vai estar integrado neste sistema”, explica.
Assim, além de disponibilizar crédito para capital de giro, investir em inovação, com taxas extremamente competitivas, o sistema iCertus vai também possibilitar a comercialização dos produtos e serviços do empresário.
Sem custos
O mais importante, destaca Jorge Imperatore, todo este suporte tecnológico faz parte de políticas públicas e por isso tem o custo é zero. “Esta é uma política de Estado, em parceria com uma startup, este sistema é muito intuitivo, o empresário vai poder dialogar com a equipe de qualificação, para trazer ele pra dentro do sistema de uma forma tranquila, e sempre terá suporte, apoio referente ao sistema e aos negócios”, explica.
Sustentabilidade das empresas
“Buscamos um serviço para reduzir a mortalidade das empresas, gerar sustentabilidade destes negócios, porque é isso que precisamos para gerar desenvolvimento, trabalho, emprego e renda”, observa Jorge.
Pioneirismo de Erechim
Como sempre Erechim, enfatiza o representante do Estado, é uma das cidades pioneiras no Rio Grande do Sul, e está entre as três primeiras que já disponibilizarão este serviço aos empresários. “Importante ressaltar a parceria e engajamento da prefeitura, com esta ideia de vanguarda que o município sempre teve em todas as inovações em políticas públicas, Erechim geralmente sai na frente. E temos certeza que Erechim será uma das principais cidades onde o programa será implementado”, complementa.
Transformação socioeconômica
A secretária adjunta, Berenice Didoné, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, destaca que o município de Erechim está empenhado em oferecer qualificação técnica, profissional, aos empreendedores, trabalhadores, buscando, efetivamente, alternativas de fomento para micro, pequenas, médias e grandes empresas.
“E a implantação do programa RS TER e a plataforma iCertus é um exemplo disso, porque ela realiza uma transferência de conhecimentos e informações vitais de gestão, administração, entre muitas outras, tudo de maneira gratuita, que darão suporte real para as micro e pequenas empresas sobreviverem no mercado”, observa ela.
Segundo a secretária adjunta, Berenice Didoné, o iCertus vai ajudar a organizar a rotina administrativa das micro e pequenas empresas, realizando ações de compras, estoque, comerciais, fiscais, financeiras e de produção. “Além disso, os empreendedores terão acesso a crédito para capital de giro ou investimento, com o RS Garanti e linhas disponibilizadas pelos parceiros financeiros do RS TER, assim como o mapeamento de parceiros comerciais, por meio da análise do sistema de inteligência artificial do ERP desenvolvido pela iCertus”, conclui.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, afirma que o programa RS TER será coordenado pela equipe da Sala do Empreendedor. “Precisamos, agora, que as empresas procurem a secretaria, busquem esta ferramenta excepcional que vai ajudar a transformar a administração dos micro e pequenos negócios e mudar a realidade socioeconômica destes empreendimentos”, disse
Endereço
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo está localizada na rua Eustachio Santolin, número 35, bairro Bela Vista.
Horário de atendimento: 7h 30 às 11h30 e das 13h às 17h
Telefone: (54) 3520-7004
E-mail: smde@erechim.rs.gov.br