Inicia Semana da Pátria com acendimento da Pira da Pátria, homenagem ao patrono e à Educação
“Educação é pilar de qualquer cidade, Estado ou país que quer fazer com que as diferenças diminuam e as oportunidades aumentem”, afirma o prefeito
A Semana da Pátria foi aberta oficialmente na manhã de hoje (1º de setembro) em solenidade na Praça da Bandeira, com o acendimento da Pira da Pátria. A centelha do Fogo Simbólico foi recebida pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis, e o presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Erechim, Cláudio Madalozzo, depois de ser conduzida pelos órgãos de segurança do quartel do 13 BPM até a praça, na área central de Erechim. Estavam presentes o patrono, Olirio Zardo, estudantes da Educação Infantil da rede pública municipal e estadual, autoridades civis e militares, comunidade e a Orquestra do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel.
Tema e os homenageados
O tema da Semana da Pátria de 2022 em Erechim é os 200 anos da Independência do Brasil, que acompanha o tema Nacional e Estadual. A entidade homenageada é a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, que completou 70 anos nesse ano, juntamente com Tobias Pereira Sobrinho, que foi delegado de Educação em 1967 e 1968.
Na ocasião, houve o hasteamento dos pavilhões e o canto do Hino Nacional, apresentação do tema da Semana da Pátria, que é os 200 anos de Independência, apresentação dos homenageados e da história de vida do patrono, Olirio Zardo.
Patrono
O patrono, Olirio Zardo, agradeceu o convite e por ser homenageado numa data tão importante. “Uma grande data, 200 anos da Independência do Brasil e dessa grande nação brasileira. Junto tenho registrado esta história desde 1948, faço isso há 74 anos, e me orgulho de ser fotógrafo que registrou tantas imagens neste Brasil e na querida Erechim. Acompanhei as novas gerações e antigas, Carlos Irineu Pieta e Eduardo Pinto, e, aqui hoje, nosso prefeito Paulo Polis. Erechim, a Capital da Amizade, e isso já diz tudo, beijo e um abraço a todos e, principalmente, aos jovens que são o futuro da nossa pátria, querido Brasil. A todos o meu muito obrigado”, disse.
Entidade homenageada
A coordenadora da 15a CRE, Juliane Bonez, representando a entidade homenageada da Semana da Pátria, 15ª Coordenadoria Regional de Educação, disse que a história é construída por muitas pessoas, a maioria pessoas que não se conhece.
“São 70 anos de história da 15a CRE e todos foram muito importantes, e este é um momento muito lindo. A pátria somos todos nós, com nossa caminhada e legado. A vida da Educação é feita por pessoas, e nenhuma profissão tem tanto contato com a vida e o crescimento das pessoas como a Educação”, disse.
Liga de Defesa Nacional – Núcleo Erechim
O presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Erechim, Cláudio Madalozzo, disse que a Independência é o marco maior da história brasileira. “Enquanto formos patriotas vamos conseguir concretizar o desenvolvimento econômico e social do país”, disse.
Educação
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse que a Educação, tema proposto da homenagem, é central na administração municipal e quando se fala em desenvolvimento econômico, socioambiental e humano. “Educação é pilar de qualquer cidade, Estado ou país que quer fazer com que as diferenças diminuam e as oportunidades aumentem. Então, com a homenagem da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Erechim para a 15a CRE, é fundamental falarmos em cidadania com tantas crianças e professores”, disse.
Cidadania
Segundo o prefeito, Paulo Polis, num momento que há tantas facilidades, smartphones, internet, redes sociais, às vezes as pessoas se esquecem do básico. “De olhar para o ser humano, de cuidar de uma criança, ver como está a educação na sala de aula, de ver como está a educação em casa, porque a educação é complementar, ela não ocorre somente na escola, mas, também, em casa, então, é fundamental falar sobre isso na Semana da Pátria, já que precisamos tanto de cidadania”, afirma.
E, acrescenta, “há tantos conflitos existindo através das redes sociais, sobre questões fundamentais, que é impossível não falarmos sobre cidadania, acompanhamento das crianças, das famílias, da saúde mental”.
Passado e futuro
“A história está representada aqui hoje pelo senhor Olirio Zardo, que é um orgulho para a cidade de Erechim, e o futuro, por todas estas crianças presentes. Erechim é referência na área municipal e estadual em Educação e temos que continuar fazendo com que isso aconteça, cada vez mais, com mais qualidade e inclusão”, comenta.
Orgulho de ser erechinense
“A resposta é sim, tenho orgulho de ser erechinense e ter nascido no Alto Uruguai, orgulho de ser brasileiro, porque esta cidade foi construída por cada um de nós, por cada entidade – Erechim é a 12a melhor no país para se viver e investir -, todos têm um pouco desta história, cada um colocou um pilar nesta construção. Então, é importante na semana em que a gente referencia a pátria, se reconheça todo este talento e trabalho que cada um de nós empresta para nossa cidade e, em nome do município de Erechim, estamos orgulhosos de sermos erechinenses, muito obrigado”, disse.
Concurso Cultural
A solenidade também marca a entrega da premiação do Concurso Cultural da Liga da Defesa Nacional – Núcleo Erechim, que abordou a temática dos 200 anos da Independência do Brasil. Participaram estudantes da educação infantil da rede pública municipal e estadual.
Trabalhos premiados
PRÉ B
1o lugar: Lorenzo Pietro Veroneze – Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê
2o lugar: Luis Gustavo Perosa – Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê
1o ANO
1o lugar: Pedro Henrique Simionato – Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê
2o lugar: Izabelly Vitória Ribeiro da Silva – Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II
3o lugar: Pedro Henrique Cadis – Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II
2o ANO
1o lugar: Isabeli Valentina Rossi – Escola Estadual de Educação Básica Dr. Sidney Guerra
2o lugar: Nicolas Vasques Dequi – Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê
3o lugar: Gabriela Orlowski Vitoslawski – Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Gonzales
3o ANO
1o lugar: Samuel Paulo Dias de Abreu – Escola Estadual Ensino Fundamental Dr. José Vicente da Maia
2o lugar: Isabelly Valentina Rodrigues – Escola Estadual de Educação Básica Dr. Sidney
3o lugar: Eric Mateus de Mello – Escola Estadual de Educação Básica Dr. Sidney
4o ANO
1o lugar: Gabriel Dariva Pelin – Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê
2o lugar: Pedro Henrique Sarginski – Escola Estadual Ensino Fundamental Dr. José Vicente da Maia
3o lugar: Agatha de Lima Moreira – Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II
5o ANO
1o lugar: Nicole De Cesaro – Escola Estadual Ensino Fundamental Dr. José Vicente da Maia
2o lugar: Ana Luiza Claro – Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali
3o lugar: Ana Luiza da Silva – Escola Estadual de Ensino Médio Irany Jaime Farina
6o ANO
1o lugar: Tailuane Sabrina de Quadros da Silva – Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II
2o lugar: Lorenzo Talgatti – Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Gonzales
3o lugar: Josemar Affonso da Costa – NEEJA
Por Assessoria de Comunicação