Erechim terá Festival de Cinema Acessível em outubro

O município de Erechim, através das secretarias de Educação e Cultura, é parceiro do Festival de Cinema Acessível, promovido pela Universidade Corporativa Banrisul. O evento integrará a programação da Feira do Livro de Erechim.

Na semana passada foi realizada uma reunião preparatória, com apresentação da proposta para entidades do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) e poder público municipal.

Durante o encontro foram discutidos pontos importantes para a realização do evento, bem como a definição do filme a ser exibido. A ação em Erechim está programada para o dia 26 de outubro, com sessão de cinema promovendo um espaço inclusivo, com recursos de tecnologia assistiva, entre elas janela de Libras, legenda explicativa e audiodescrição. O filme escolhido para ser exibido é Dois Filhos de Francisco, a partir das 13h30, no Centro Cultural 25 de Julho.

O projeto que nasceu em 2015, tem seis filmes brasileiros aptos a serem apresentados e, cada cidade, tem a opção de escolher um deles. Em 2016, o público do Festival de Cinema Acessível abrangeu 1.115 pessoas, contemplando nove edições no interior do Rio Grande do Sul.

O gerente do banco em Erechim, Obaldo Veron, a educadora Marta Silva Neves e o coordenador do projeto e consultor de acessibilidade, Rafael Martins dos Santos, explanaram a respeito da iniciativa.

O festival visa contemplar não somente as pessoas com deficiência e seus familiares, mas também a comunidade em geral, com o intuito de promover uma sensibilização e conscientização sobre a importância da inclusão.

Os interessados podem se inscrever pelo email pessoas_cinema_acessivel@banrisul.com.br.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS