Agricultores que aderiram ao PSA começam a receber equipe para diagnostico das propriedades

Na terça-feira (26) a Secretaria de Meio Ambiente recebeu a empresa responsável por fazer os diagnósticos nas propriedades inscritas no Programa Municipal de Conservação de Recursos Hídricos e Pagamento Por serviços ambientais (PSA). A Florestal Alto Uruguai Agricultura e Meio Ambiente (FAU), venceu a licitação por apresentar o maior número de trabalhos realizados com o mesmo intuito, possui profissionais que desenvolvem projetos na área do meio ambiente e agricultura desde 2010.

Para o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, este programa que nasceu com o objetivo de mudar a realidade ambiental e produtiva do campo, tem tomado corpo a medida que diversas instituições têm se somado ao processo de desenvolvimento, e muito do que foi planejado está sendo alcançado com as parcerias que estão sendo firmadas. “A “FAU participou das primeiras reuniões preparatórias e nos trouxe excelentes exemplos de outros estados. Estarem conosco através deste contrato, amplia nossos horizontes no trato com os agricultores”, disse.

Os representantes da FAU, Jean Carlos Budke e Francine Cenzi de Ré apresentaram à equipe da Secretaria os modelos de cartilhas e materiais que serão produzidos através do diagnóstico, incluindo o mapeamento completo das propriedades, as nascentes e áreas de APP, bem como as informações que poderão servir para atualizações do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O titular da pasta de Meio Ambiente, salienta que os agricultores estão sendo contatados pela Secretaria para informá-los oficialmente sobre a equipe que estará indo até as propriedades realizar o diagnóstico. “Os profissionais identificados da FAU portam as informações que foram repassadas no momento da adesão e que após o levantamento, todos serão contatados novamente para iniciarem as tratativas do pagamento”, explica Cristiano Moreira.

O PSA, é um dos projetos que compõe o Investe + Erechim e tem foco no reconhecimento do papel do agricultor na preservação e conservação ambiental, desta forma o faz inclusive com pagamento aos produtores rurais que aderirem voluntariamente ao Programa. Para mais informações e materiais do PSA basta acessar o portal da Secretaria de Meio Ambiente no site pmerechim.rs.gov.br.

Por Assessoria de Comunicação 
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS