Retífica Mocellin: 70 anos de história

Há empresas e trajetórias que se confundem com a história de Erechim. E, é sobre isso que vamos contar. Afinal, 70 anos não se constrói de uma hora para outra, é preciso muito trabalho e dedicação.  Em 1952 nascia a Retífica Mocellin, em tempos árduos. Uma pequena ferraria com a missão de consertar carroças. O serviço era braçal sem muitos recursos, mas isso não impedia os irmãos de colocar em prática sua paixão. Com o passar dos anos, a evolução dos meios de transportes chegou na região, trazendo os automóveis.

A família antevia que mais cedo ou mais tarde, o mercado exigiria novas tecnologias. Buscaram aperfeiçoamento ingressando no ramo de retificação de motores, oferecendo manutenção de peças e componentes de motor. Perceberam a necessidade da população em reformar o motor ao invés de comprar um novo, privilégio para poucos na época.

Com muito trabalho também construíram a sede própria na Rua Alemanha. Os recursos eram escassos e os sacrifícios incalculáveis, mas o fruto desse empenho está de pé até hoje, pois a mesma sede que foi construída há 70 anos é a que segue representando a empresa.

Uma história que orgulha a todos que fizeram e fazem parte:

O gerente de Usinagem, Claudino Manica, faz parte da 3ª geração da Retífica Mocellin, e orgulha-se da sua trajetória junto a empresa. “Faço parte deste grupo há 40 anos, tive a oportunidade de aprender muita coisa com a primeira geração, logo após com a segunda e agora, estamos na terceira geração. Me sinto honrado em fazer parte deste grupo que me abraçou. No início foi difícil, mas vencemos. Que orgulho fazer parte da família Mocellin, parabéns aos parceiros, colegas e clientes”.

A história de João Vanni também se confunde com o tempo de trabalho dedicado ao grupo. São 37 anos fazendo parte da “família da Retífica Mocellin”, como gosta de se referir. “Falar dessa empresa é motivo de alegria, são dois terços da minha vida aqui, por isso parabenizo todos que ajudaram nessa construção. Me aposentei e sigo trabalhando. Desejo mais 70 anos de história, que siga sendo uma empresa forte”.

Ao falar da caminhada de sucesso da Retifica Mocellin, a colaboradora Fernanda Flach, diz que o sentimento que define fazer parte dos 70 anos é gratidão. “Gratidão por tantas oportunidades e aprendizados. Comecei trabalhando na empresa como telefonista e tive a oportunidade de atuar em vários setores. São 12 anos evoluindo junto a Retífica Mocellin”, disse.

Ao comemorar 70 anos, a empresa é pioneira no segmento de retífica de motores, referência do Alto Uruguai Gaúcho em vendas e distribuição de peças nacionais e importadas, lubrificantes, mecânica de caminhões, máquinas agrícolas e pesadas. Atende mais de 40 cidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e conta com aproximadamente 40 colaboradores. Retífica Mocellin, há 70 anos movendo a sua jornada.

Serviços prestados pela Retífica Mocellin:

 

Retífica de motores
Oferece serviços de retífica completa, desde cabeçotes, blocos, virabrequim e bielas, magnaflux e balanceamento. Ainda, possui linha agregada de plaina de volantes, torno, solda, serviços de roscas, remarcação Detran entre outros. Além dos serviços locais na cidade de Erechim, dispõe de coleta de serviços para todo o Norte Gaúcho.

 

Peças automotivas
Venda e distribuição de peças automotivas. A Retífica Mocellin é consagrada como a maior distribuidora de peças do Norte Gaúcho, tendo a disposição peças para motores automotivos leves e pesados, nacionais e importados. É revendedora autorizada Texaco na região desde 2011, dispondo da mais variada linha de óleos lubrificantes.

 

Centro Automotivo
Oferece serviços de mecânica leve para revisões periódicas, manutenções preventivas e corretivas, em carros nacionais, importados, automóveis de passeio, vans, linha flex e diesel.

 

 

Mecânica Pesada
Para parte de mecânica pesada oferece serviços de manutenção e reparação para máquinas rodoviárias, agrícolas, caminhões, ônibus, geradores de energia e empilhadeiras.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS