71ª Romaria de Fátima será no dia 09 de outubro

Bispo e padres da Diocese de Erexim avaliam processo de escuta sinodal e Romaria de Fátima

Dom Adimir Antonio Mazali e os padres da Diocese de Erexim realizaram sua terceira reunião anual nesta terça-feira (9), no Seminário N. Sra. de Fátima.

Na oração inicial, contemplaram o mês vocacional, rezando pelos ministros ordenados, pelas famílias, pelos religiosos e religiosas e pelos leigos e leigas em sua missão na Igreja e na sociedade.

A palavra do Bispo

Dom Adimir relatou aspectos do Seminário online da CNBB sobre seus 70 anos de instituição, realizado de 26 a 28 de julho, no qual houve referência ao período eleitoral e a importância de se motivar participação cidadã e pacífica, ao dia de oração pelos cristãos perseguidos, em 6 deste mês de agosto; o espírito sinodal enfatizado pelo Papa Francisco. Destacou a participação da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármem Lúcia Antunes Rocha que falou sobre a CNBB e a construção da Democracia. Ela ressaltou que estamos em um momento em que precisamos preservar a democracia, os princípios que asseguram o Estado Democrático de Direito, especialmente em sua efetivação constitucional e na garantia de direitos. A ministra fez referência ao papel educativo que a CNBB vem exercendo nos processos eleitorais. O Bispo enfatizou o testemunho cristão da magistrada. Deu ênfase também à reflexão do Presidente da CNBB que apontou três eixos da Igreja como perspectivas institucionais: formação integral, comunicação e diálogo com a sociedade no mundo digital e gestão pastoral. Deu especial atenção também à reflexão do Secretário-Geral da Conferência, para o qual as Diretrizes Gerais indicam uma prioridade única, as comunidades eclesiais missionárias que encontram o seu sustento nos pilares da Palavra, do Pão (Eucaristia), da Caridade e Ação Missionária, no espírito da sinodalidade.

A escuta sinodal na Diocese de Erexim

Pe. Clair Favreto, coordenador diocesano da comissão para a 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos 2021-2023, e Pe. Jair Carlesso, coordenador diocesano da ação evangelizadora, apresentaram a síntese das reflexões sobre a Assembleia do Sínodo dos Bispos nas paróquias, áreas pastorais, movimentos, religiosos e pastorais da Diocese a ser enviada à CNBB. Está organizada em 10 tópicos: companheiros de viagem, pessoas a serem ouvidas, questões levantadas na escuta, celebração, responsabilidade compartilhada para a nossa missão comum, diálogo na Igreja e na sociedade, ecumenismo, autoridade e participação, discernir e decidir, formar-se na sinodalidade. A síntese observa que a Diocese vivenciou o Sínodo e já são sentidos os efeitos desta presença e conclui apontando alguns indicativos resultantes deste processo de escuta.

 Romaria diocesana de N. Sra. de Fátima

Pe. José Carlos Sala, Reitor do Seminário e do Santuário Diocesano apresentou encaminhamentos da equipe de liturgia da 71ª Romaria Diocesana de N. Sra. de Fátima em 09 de outubro próximo. Tema: Maria, Mãe da unidade, nos ensina a caminhar juntos. Lema: A tua saudação me trouxe alegria (cf Lc 1,39-45), palavras de Isabel ao receber a Mãe de Jesus em sua casa. Intenções: que Maria nos ajude a irradiar a concórdia e a paz, a transmitir a mesma alegria que proporcionou a Isabel e interceda pelos doentes. Pe. Sala relacionou os enfoques do tema ao longo da novena: a espiritualidade própria da Romaria; caminhar juntos na vida em família, no ambiente de trabalho, no mundo da educação e da cultura, no cuidado e preservação do meio ambiente, no cuidado dos doentes e na atenção aos idosos, no amor e no serviço aos pobres e excluídos, no fortalecimento da Igreja diocesana, na promoção da paz. A procissão e a missa do primeiro dia serão animadas pelos padres e pela equipe do Santuário e as outras, pelas Áreas Pastorais. Em cada dia da novena haverá missa às 07h, terço e missa às 14h e às 18h, procissão da Catedral ao Santuário e missa às 20h. As celebrações do dia serão transmitidas pelo facebook e Yotube do Santuário; a da noite também pelas rádios Virtual, Difusão e Aratiba e redes sociais. Apresentou ainda objetos religiosos com identificação do Santuário e o calendário do próximo ano.

Nomeação de Pároco e Administrador Paroquial e observação a respeito do respeito ao Papa

Dom Adimir comunicou a nomeação do Pe. Severino Orso, Pároco da Paróquia N. Sra. das Dores de Capo-Erê, vacante pelo falecimento do Pe. Altair Steffen dia 25 de julho passado. Em substituição ao Pe. Severino Orso, atual Pároco da Paróquia São Cristóvão, Pe. Leonardo Fávero, atual Vigário Paroquial, será o Administrador Paroquial.

Outros pontos da pauta:

Vida e saúde dos padres, Mês e Ano Vocacional, Diaconato Permanente e novo curso da Escola Diaconal, 87ª Romaria Interestadual de N. Sra. da Salette, 35ª Romaria de N. Sra. da Santa Cruz, revisão das Diretrizes dos Sacramentos, visita do provincial e membro do conselho da Congregação dos Padres Dominicanos para possível presença na Diocese, assuntos econômicos, entre os quais relatório sobre o dízimo, prestação de contas, o processo de instalação de usinas de energia fotovoltaica, consórcio solidário para aquisição e veículos para as Paróquias quando necessário e diversas comunicações.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS