O Curso de Desenvolvimento para Mulheres Rurais, promovido pela Emater/RS-Ascar, tem prosseguimento nesta quarta e quinta-feira (24 e 25/07), no Centro no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), com a realização do 3º módulo. Participando do curso um grupo de produtoras dos municípios de Barão de Cotegipe, Carlos Gomes, Sertão, Faxinalzinho, Charrua, Gaurama e Campinas do Sul.
Nesta etapa, cujo tema central é Mulher e Identidade no Meio Rural, é realizada extensa programação, marcada por palestras, palestras com dinâmicas, apresentação de vídeos, roda de conversa, reflexões sobre vivência e projetos, entre várias outras atividades.
Nas palestras, são abordados temas como saúde mental, violência doméstica, violência contra mulheres que vivem no campo. Dentro da programação, neste segundo dia de curso, a escrivã de polícia, Josane Perlin, da Delegacia de Proteção aos Grupos Vulneráveis de Erechim, abordou o tema da Violência Doméstica, entre outras áreas que permeiam o tema, e medidas adotadas, a exemplo da Lei Maria da Penha.
Em cada módulo do curso, são trabalhados diversos temas. Nas etapas anteriores foram abordados conteúdos como agroindustrialização como geração de renda para mulheres rurais; apresentação das propriedades com foco nas fontes de renda através do diagnóstico da propriedade; apresentação de projetos, políticas públicas e geração de renda, além de visitas técnicas, dentre outros. As temáticas envolvem projetos, autoconhecimento, planos para o futuro e troca de experiências, com relatos das histórias das participantes.
A capacitação é ministrada pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e tem como objetivo proporcionar espaços de acolhida e convivência, diálogo, troca de experiências e vivências entre as mulheres, a fim de criar e fortalecer vínculos, fomentar o acesso às diferentes políticas púbicas, compreender o modo de vida de cada mulher e contribuir com a elaboração de projetos de vida e geração de renda.
O curso acontece em seis módulos, envolvendo ainda os temas Meios e modos de vida no espaço rural, Organização coletiva, associativismo e cooperativismo e Saúde da mulher. Além de palestras educativas, o curso conta com oficinas e momentos de lazer. O curso em Erechim tem a coordenação da assistente técnica regional social, Nádia da Rosa.
Referência para região de Santa Rosa
O Curso de Desenvolvimento para Mulheres também está sendo projetado para ter uma edição na região de Santa Rosa. Para isso, a gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Ivânia Polaczinski, acompanhada da assistente técnica regional Social, Vanessa Gnoatto, está em Erechim acompanhado o curso. O curso na região de Santa Rosa deve ser realizado em 2025, juntamente com a região de Ijuí, no Centro de Treinamento de Formação de Bom Progresso.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim