2º Seminário Regional Socioassistencial reúne mais de 300 pessoas na Frinape 

As duas palestrantes abordaram as ações socioassistenciais da Emater/Ascar e direitos junto ao INSS e a importância na sociedade  

Mais de 300 pessoas participaram do 2o Seminário Regional Socioassistencial realizado no Polo de Cultura, na manhã desta terça-feira (19), dentro da programação da Frinape 2024. O evento é promovido pela Emater/Ascar, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural,  com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, e reuniu agricultoras e agricultores de 32 municípios da região Alto Uruguai. A Frinape é uma feira multissetorial com programação para todos os públicos, que vai até o dia 24 de novembro, no Parque da ACCIE, em Erechim. A entrada é gratuita.

Estavam presentes na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Vilson Covatti,  o presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, William Racoski,  o presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai, Leandro Puton, a gerente regional da Emater, Fernanda Tacca Angonese,  o chefe do Escritório Municipal da Emater, Adriano Szynkaruk, a coordenadora da Comissão Social da Frinape, Káren Brustolin, entre outras autoridades.

 

Na solenidade de abertura, a coordenadora da Comissão Social, Káren Brustolin, representando o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, disse que é uma honra receber as agricultoras na feira.  “Vocês mostraram que a resiliência e a garra são características intrínsecas dos produtores rurais”, disse Káren.

O presidente da AMAU, Leandro Puton, e prefeito de Gaurama, ressaltou que a mulher é a representação de luta na história da humanidade.  “Eventos como este, seminários que podemos reunir as mulheres dos 32 municípios,  a socialização e a troca de experiências, isso tudo fortalece a luta constante  pela busca dos direitos da mulher, dos cidadãos, e de cada pessoa que vive na nossa sociedade”, afirma Leandro.

 

O presidente da Emater, Luciano Schwers, disse que é muito importante estar entre pessoas,  poder conversar, dialogar e estar aqui para buscar o elemento mais importante da atualidade para se produzir e se viver no campo. “Estou falando do conhecimento, que se torna um insumo tão importante quanto qualquer outro, mas que precisa ser muito bem manejado para poder reverter em produção, geração de renda, e isso nos ajuda na qualidade de vida também”, observa Luciano.

 

O secretário da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Willian Racoski, representando o prefeito, Paulo Polis, deu as boas-vindas a todos os presentes  e agradeceu o trabalho de todos os extensionistas da Emater de Erechim e região Alto Uruguai.  “A Capital da Amizade é hoje a capital do conhecimento, da Frinape, e, acima de tudo, um município que está acolhendo este grande seminário”, destaca Willian.

 

O secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Vilson Covatti, agradeceu a todos que trabalharam para que o evento acontecesse. “A Emater tem 70 anos de trabalho e dedicação, transformação, eu diria que é a instituição de maior credibilidade hoje no Rio Grande do Sul, e muito obrigado a todos por aqui trazer o conhecimento”, afirma Covatti.

 

Palestras 

A primeira palestra foi com a Assistente Técnica Regional (ATR) Social, Doriana Gozzi Miotto, que abordou as ações socioassistenciais da Emater/Ascar no Estado, apresentou dados de grupos específicos, como mulheres, indígenas, quilombolas, jovens e idosos. “Estas ações estão em mais de 300 municípios do Estado e, aqui, na região, em 22 municípios, eles vêm para atender o público em vulnerabilidade social, para buscar o acesso a políticas públicas, organização social, fomento das atividades produtivas, inserção nas comunidades, série de atividades que são realizadas de forma individual ou coletiva, para criar autonomia, rendimento, saúde, qualificar e melhorar a vida das famílias rurais”, ressalta Doriana.

 

Na segunda palestra, Leila Nadia Barbieri, abordou a Previdência Social dos trabalhadores rurais, definição de conceitos, principalmente, quem são os segurados especiais, que representam a grande maioria dos produtores da região Alto Uruguai, e todos os benefícios da Previdência Social, aposentadoria, benefícios por incapacidade, acidente e pensão por morte. “O objetivo é trazer uma noção para as agricultoras e agricultores, que estão presentes, de seus direitos junto ao INSS. Este evento é muito importante para apresentar a importância do trabalhador rural perante a sociedade, o quanto eles representam para o restante da população, porque muitas vezes as pessoas não têm noção da sua importância”, disse Leila.

 

Texto e fotos Ascom

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS