2º Inspira Turismo Erechim: compartilhar conhecimentos, projetos, experiências para desenvolver o setor no município

Evento é promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo em parceria com o Sicredi Uniestados e do Sebrae-Erechim

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, realizou o 2º Inspira Turismo Erechim, no Salão Del Prete, do Clube Esportivo e Recreativo Atlântico, na noite desta quarta-feira (27), o objetivo é compartilhar conhecimentos, projetos, experiências, para inspirar ações de desenvolvimento do turismo em Erechim. O evento tem a parceria do Sicredi Uniestados e do Sebrae-Erechim. Antes das apresentações, a servidora e turismóloga da prefeitura, Michele Sansigolo dos Santos, foi homenageada pela secretaria.

 

 

Parcerias sólidas

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, é importante cada vez mais fomentar o turismo do município. “O turismo avança, em Erechim, porque temos parcerias sólidas e cada vez mais fortes, seja com as entidades e a iniciativa privada”, afirma.

Ele ressalta que o turismo precisa ser tratado como negócio e que Erechim vem fomentando e investindo pesado nestes últimos três anos. “Por exemplo, o projeto da Linha Turismo foi premiada em âmbito estadual, ele abrange transporte, guiamento do ônibus, apresentações musicais, sem custo nenhum ao cidadão. Realizamos, também, neste período, a Feira do Artesanato para fomentar este nicho de mercado. As Missões Empresarias para trazer as novidades de outros estados aos município. Realizamos a 1a Feira Holística do Parque Municipal Longines Malinowski. O setor de turismo vem se fortalecendo em diversos nichos e segmentos e isto é importante para toda esta cadeia”, afirma o secretário.

“O Inspira Turismo é mais uma iniciativa que a cada ano vai se fortalecendo, que tem lugares diversos, Erechim vem se desenvolvendo e fortalecendo para o turismo, e sempre que precisarem do Poder Público estamos à disposição para atender e oferecer o melhor de nossos serviços”, afirma o secretário.

 

COMTUR

Na sequência, o presidente do COMTUR, Lucas Farina, cumprimentou os empreendedores que acreditam no turismo. “Somos uma equipe e queremos reafirmar a decisão acertada, no começo da gestão, de retomar e acreditar no conselho, são papéis diferentes, mas integrados a ajudar a desenvolver o turismo como uma ferramenta econômica e social, para construir alternativas”, destaca ele.

 

Valorizar a equipe e trabalhar em rede

O prefeito, Paulo Polis, disse que o turismo é um tema muito importante, e para que as coisas aconteçam é preciso valorizar a equipe e trabalhar em rede. “A Michele representa toda esta equipe, que sempre que foi chamada deu a sua colaboração”, afirma o prefeito.

O prefeito ressalta que é necessário ter apoio dos bancos, que são parceiros e estão sempre presentes, e da área pública para desenvolver o turismo. “Vivemos um momento especial da cidade de Erechim, é importante falar sobre isso para vocês que estão investindo no turismo. Que cidade nós construímos nestes 105 anos, com uma grande força de tração e que aprovou 1 milhão de metros quadrados para construção civil, casas, pavilhões comerciais e industriais”, comenta.

“Nós entregamos um novo distrito industrial e logo ali na frente vamos entregar um condomínio industrial. Somos uma das maiores economias do Estado, Erechim tem uma capacidade econômica muito forte e isso traz a parte sociocultural junto. Isto é resultado da construção coletiva. A nossa diversidade cultural e étnica nos proporciona olhar para o horizonte e não parar nos obstáculos”, afirma o prefeito Polis.

“Temos 40 mil postos de trabalho formal, 16 mil CNPJs ativos, mas nunca deixamos de olhar outras áreas, como educação e saúde, que é uma das melhores do estado e tem muito a ver com turismo. Porque turismo é qualidade de vida, é preciso ter saúde e educação para fazer turismo, isto é fundamental”, destaca o prefeito Polis.

“O turismo vem recebendo investimentos, Linha Turismo, missões empresariais na área de artesanato, microempreendedores, estética, foram 8 missões e é importante saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Temos uma capacidade de fazer com que os investimentos tenham resultados. A nossa maior força é a do trabalho da nossa gente. Nós, enquanto prefeitura, estaremos ao lado de vocês, lutando pela mesma causa, qualificar o setor turístico e dar mais qualidade de vida às pessoas”, afirma o prefeito Polis.

 

Sicredi

O gerente da agência centro do Sicredi UniEstados, Cleiton Muller, disse que o turismo é um segmento muito importante em Erechim, que vem crescendo, significativamente, nos últimos anos. “Apresentamos algumas linhas de crédito que o Sicredi tem para poder fomentar este segmento e fazer que o turismo cresça cada vez mais”, afirma.

 

Parque Bianchi

Na ocasião, também foi apresentado o projeto de construção do Parque Bianchi Elemental. Segundo o empresário rural, Cassiano Bianchi, a família vai investir num parque diferenciado para a região Alto Uruguai, ambiente amplo para as pessoas desfrutarem de vários ambientes. O Parque Bianchi vai ter como temática os quatro elementos da natureza, água, terra, fogo e ar. A propriedade está localizada às margens da ERS 477 estrada de Erechim a Áurea.

“Boa parte do projeto já está sendo executado, estamos com 50% do paisagismo pronto, vamos investir mais de R$ 1,5 milhão, investimento alto, bem ambicioso, e a ideia é ficar pronto daqui um ano. O parque vai ter várias opções de lazer para as pessoas, será algo diferente para nossa região, que vai impulsionar o nosso turismo”, afirma o empresário.

 

Turismo de experiência

A palestrante e consultora do Sebrae, Angela Maria Reginaldo Brum, falou sobre as oportunidades do setor no Brasil, Rio Grande do Sul e todos os tipos de turismo, os desafios inteligentes desta área e a importância de unir forças, os segmentos afins, bares, restaurantes, museus, igrejas.

Outra questão abordada pela consultora é como vencer o cenário desafiador saindo do individual e partindo para o coletivo. “As empresas podem se unir em cima da potencialidade do município, este é o principal objetivo, construir uma cadeia produtiva dentro do turismo, este que é o foco, integrando diferentes atores. Outro ponto central é criar roteiros, pontos turísticos, que sejam conectados, mostrar o que cada um oferece, o que cada um promove e divulgar isso coletivamente. Esse é o principal ponto”, ressalta.

A consultora, Angela, enfatiza que é necessário um novo olhar para o turismo, que seja regenerativo. “As pessoas vêm buscar o turismo de experiência e precisamos promover esta modalidade  que envolve viver, vivenciar, estar conectado com aquilo que a pessoa acredita. Isto está em evidência”, destaca.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS