2ª Feira da Agrobiodiversidade e 6º Simpósio de Cooperativismo devem reunir mais de 800 pessoas na Frinape

Dentro da programação da Feira Regional Industrial e de Agropecuária

Frinape 2018, maior mostra empresarial da região do Alto Uruguai, que acontece de 9 a 18 de novembro, em Erechim, a Emater/RS-Ascar estará presente com diversas ações e programações, mostrando parte das ações de Extensão Rural praticadas junto à agricultura familiar.   A abertura oficial acontece no sábado (10/11), às 10h, com a presença de autoridades, lideranças, convidados e imprensa.

No dia 13 de novembro, a Emater/RS-Ascar e o Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai promovem a 2ª Feira da Agrobiodiversidade e o 6º Simpósio de Cooperativismo. A expectativa dos organizadores é de que mais de 800 pessoas participem do evento que acontece no CTG Sentinela da Querência, junto à Frinape. A programação inicia às 8h30 para as inscrições. Às 9h, acontece mística de acolhida e, na sequência, abertura do evento.

A programação segue com posse da nova diretoria do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, que reúne 30 cooperativas que com atuação na região do Alto Uruguai de distintos ramos do cooperativismo, dentre eles, agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, entre outros. O Núcleo visa aproximar as cooperativas através de ações para debater o cooperativismo, seus entreves e potencialidades.  O tema escolhido para o simpósio desta edição é governança corporativa, sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos e demais partes interessadas.

O evento será marcado pelas palestras da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Ingrid Bergman Inschausti de Barros, que falará sobre Conservação da Biodiversidade e Utilização Sustentável dos Recursos disponíveis em Propriedades Rurais, e de Dieisson Pivotto, do Sescoop/RS, que abordará Governança Corporativa e Cooperativa.

A abertura oficial da 2ª Feira da Agrobiodiversidade acontece às 12h. Na feira, os agricultores vão expor e comercializar plantas medicinais, aromáticas e condimentares em vasos e também em sachês e sementes, além de esponjas e mudas. “O evento também visa qualificar a produção para autoconsumo com ênfase na segurança alimentar e proporcionar renda aos produtores”, observa a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Nádia da Rosa.

A ideia da realização de 2ª edição da feira é dar continuidade às ações da agrobiodiversidade na região do Alto Uruguai e que ela possa ter seguimento periodicamente. A primeira edição ocorreu em 2017, junto à 11ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas, sediada em Erechim.

A Frinape marca os 100 anos de Erechim e é a maior mostra empresarial da Região do Alto Uruguai. É um evento multissetorial que reúne indústria, comércio, serviços, agropecuária, tecnologia e entretenimento.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS