255 projetos aprovados em 3 meses, ritmo continua forte em Erechim

Números da Sala de Aceleração de Projetos refletem na empregabilidade do município

Os investimentos em construções de residências, prédios, pavilhões comerciais e industriais, centros de distribuição e reformas de salas comerciais, entre outros, estão diretamente ligados a geração de emprego e renda do município.

Mais de 80 projetos aprovados por mês

Por isso, a Sala de Aceleração de Projetos, setor vinculado à Secretaria Municipal de Obras Públicas e Habitação, segue trabalhando em ritmo acelerado. Nos três primeiros meses de 2025, foram mais de 80 projetos aprovados por mês, gerando um total de 255 projetos da construção civil liberados.

O secretário Mario Rossi lembra que o setor de análise tem sido fundamental para dar agilidade aos processos. “Estamos atendendo à crescente demanda por projetos e impulsionando diretamente o crescimento da cidade. A colaboração entre o Poder Público, empresários e a comunidade tem assegurado que a cidade siga no caminho do progresso sustentável”, comenta o secretário.

(Vilmar Vendrame – Foto: Alderi Bertuzzi – Comunicação PME)

Agilidade na aprovação

O empresário Vilmar Vendrame, sócio proprietário da Romani Incorporadora, responsável por várias obras em Erechim, comenta que há alguns anos, a demora na liberação era um problema para os investidores. “A gente constrói há mais de 13 anos e de um tempo para cá, a celeridade tem ajudado muito. É a vontade que o Poder Público em fazer com que as obras andem”, explica.

Vendrame cita que a construção civil é uma geradora de empregos na região. “O Poder Público visualizou isso e está ajudado não só nós, mas todas empresas que trabalham com construção civil. Para os investidores, isso é uma mão na roda, com aprovação imediata, e se tiver algum problema, ele é solucionado rapidamente”, conta.

Ritmo forte

O ritmo acelerado para as aprovações, reflete no crescimento da cidade, que está ligado a geração de trabalho. Um exemplo, são os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que já soma mais de 900 vagas de preenchidas nos dois primeiros meses do ano.

O prefeito Paulo Polis, avalia que o papel da Prefeitura de Erechim, deve ser de facilitar a vida de quem quer investir. “É nossa missão, auxiliar os empresários que querem construir, reformar e ampliar. Assim, a roda gira e impactamos nos empregos. Por exemplo, foram 735 vagas em fevereiro e 166 em janeiro, números positivos e notícias que nos impulsionam para frente”, destaca.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS