1º Seminário de Ovinocultura de Erechim com jantar será neste sábado (9)

Evento terá palestras, ao longo do dia, voltadas à orientação e promoção do setor, e jantar com 12 pratos à base de carne de ovelha

No próximo sábado (9), será realizado o 1o Seminário de Ovinocultura de Erechim e o 1o Jantar da Confraria do Cordeiro de Erechim, com palestras e jantar com 12 pratos à base de carne de ovelha, no CTG Sentinela da Querência. Segundo os organizadores do evento, a proposta do seminário e do jantar é promover e incentivar a cadeia produtiva da ovinocultura no município de Erechim. As inscrições para as palestras são gratuitas, o almoço custa R$ 45,00 e o jantar R$ 80. Mais informações (54) 99655-1210.

A programação inicia pela parte da manhã com as palestras as 9h – Desafios e Oportunidades na Produção de Cordeiros, com o médico veterinário, Wilson Radaelli; as 10h – Aspectos Reprodutivos na Ovinocultura, com o médico veterinário e produtor rural, Éverton Guterres; e, as 13h30 – Prática de corte de carne ovina com Gioberti Tubino.

Conforme o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, o evento é uma iniciativa muito importante para estruturar a cadeia produtiva da ovinocultura em Erechim. “A criação de ovelhas vem ganhando novos criadores ao passar dos anos, mas muito para consumo próprio, dos familiares, não necessariamente para ser comercial”, afirma.

O secretário, William Racoski, explica que aquela imagem da carne de ovelha com cheiro e odor forte ficou no passado, e, hoje, quem produz para fins comerciais, entrega um produto com qualidade, sabor e inspecionado.

“O consumo da carne de ovelha vem aumentando pelas famílias, uma boa referência disso é que já está disponível para ser comprada em açougues e mercados, realidade que mudou faz pouco tempo, porque quem quisesse consumir esta carne precisava adquirir direto de criadores”, comenta.

Cardápio

O cardápio do jantar foi elaborado pelo cheff, Gioberti Tubino, que veio especialmente da fronteira do Rio Grande do Sul para o evento, a convite do CTG Sentinela da Querência. O cardápio terá carreteiro de charque, espinhaço mexido, espinhaço frito, costela recheada, costela frita com aipim, pernil pizza, miúdos a provençal, cordeiro assado inteiro, cordeiro assado, paleta com legumes, salada mix verde, maionese, arroz branco e sobremesas diversas.

Atualmente, Erechim conta com cerca de 120 ovinocultores e um rebanho aproximado de 2200 animais, que produzem para consumo próprio e alguns fins comerciais, sendo poucos criadores profissionais.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS