105 anos de Erechim e os principais avanços
Dando continuidade a série de reportagens sobre os problemas e desenvolvimento de Erechim nos 105 anos de emancipação política, destaco os principais avanços nos últimos anos.
– Primeiro – acabaram as filas para conseguir uma vaga nas escolas de educação infantil da rede municipal. Com isso, as mães podem trabalhar e ajudar a família com as despesas da casa. Sem contar a melhoria na qualidade da educação e dos prédios das escolas.
– Segundo – grande avanço é a relação entre instituições e setor público, resultando em avanços importantíssimos para o município.
– Terceiro – setor habitacional, uma parceria entre município e a iniciativa privada, onde foram construídos vários loteamentos sociais. Com isso, diminuiu a falta de imóveis e os aluguéis ficaram dentro de um patamar aceitável. Sem contar a agilidade na liberação dos projetos.
– Quarto – aprovação do novo plano diretor, desentravando o desenvolvimento.
– Quinto – a construção de um novo distrito industrial, que será entregue no próximo domingo (30), para que 30 empresas possam ampliar o seu parque fabril e gerar aproximadamente dois mil novos empregos. Sem contar a criação do corredor desenvolvimento na ERS 135, onde dezenas de empresas já estão instaladas.
– Sexto – digitalização dos serviços públicos da prefeitura. Hoje, o município de Erechim é considerado o município do Estado que mais avançou nesta área.
– Sétimo – as paralelas e elevada na saída do distrito industrial que atende vários bairros daquela região. Apesar, que muito ainda precisa ser feito às margens da BR 153.
– Oitavo – Erechim se tornou um grande pólo em educação com várias universidades, entre elas URI, com o tão sonhado curso de Medicina, os cursos de engenharia e inovação. Universidades Federal com vários cursos, atraindo estudantes, professores e funcionários de vários pontos, gerando mais de 200 empregos diretos. Sem contar que todos os professores tem doutorado e os cursos são totalmente gratuitos. Instituto Federal que tem vários cursos técnicos e de nível superior com a melhor qualidade, com isto, atrai estudantes e profissionais de vários prontos do Brasil. A grande maioria dos professores são doutores e agora, conta com ensino médio profissionalizante gratuito.
– Nono – a melhoria do nosso comércio com avanços importantes na área da diversificação. Melhorou muito os atendimentos na maioria dos estabelecimentos, sem contar a gastronomia da nossa cidade, não fica devendo nada para outros centros. O turismo no vale do Dourado é o cartão de visita, exemplo é o complexo da família Trentin. Sem esquecer que foi devolvido para a comunidade erechinense o Parque Longines Malinowski, uma atração para quem vem a Erechim e a melhoria das praças. E, a cidade está sendo monitorada por mais de 300 câmaras vídeo monitoramento com leitura facial 24 horas por dia.
– Décimo – instalação da iluminação pública através do led, deixando a cidade mais bonita e segura. Até o final do ano toda as luminárias serão substituída por led. Sem contar, que a prefeitura terá a sua própria usina de geração energia solar para atender as demandas dos prédios públicos.
– Décimo primeiro – melhoria das instalações internas da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, com recursos do estado, município e de empresários da nossa cidade.
– Décimo segundo – a integração entre o município de Erechim com os demais municípios da região do grande Alto Uruguai.