10 anos do Instituto Cultural Bota Amarela, em destaque no Cultura News

Será neste final de semana dias 15 e 16 de junho o evento organizado para comemorar os 10 anos do Instituto Cultural Bota Amarela e será realizada uma programação especial no espaço Centro Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas Zulmir Sotoriva.

Tatiana Santin falou que em 2014 iniciou um movimento para angariar uma área de terra em Erechim para realizar os acampamentos num lugar fixo, sem precisar a cada ano mudar de local ou ter que fazer novas locações. Para tanto foram realizados projetos através da Prefeitura Municipal, com solicitação de uma área específica para o Instituto Cultural Bota Amarela e tanto o Executivo como o Legislativo atenderam esse pedido e o ICBA agora é gestor pelo período de 30 anos de uma área que está localizada na rua Josefina Dalla Rosa, com pista de Rodeios praticamente concluída e agora a execução da Etapa 2 que é a execução do Acampamento Farroupilha. E neste final de semana uma programação em comemoração aos 10 anos da criação do ICBA.

Programação do final de semana

A vice-Presidente do ICBA Cleusa Sotoriva destacou a programação deste final de semana com abertura a partir das 8h para livre organização dos acampamentos (Barracas, etc) à partir das 14h início dos torneios de Cinquilho/48 – Torneio do Bodoque – Torneio Chute no Pneu e também o torneio de Tetarfe. Às 17h Tertúlia Livre. No domingo dia 16, às 6h Alvorada Festiva com Café de Chaleira. 9h Missa Crioula com o Pe Gilson Samuel Pároco da Paróquia São Pedro e voluntários do CTG Espora de Prata, logo após às 10h Solenidade com divulgação de autoria e Lema do ICBA. Às 11h30 Entrega do Churrasco na Vala. Pela tarde às 14h continuação dos Torneios e 16h Divulgação dos resultados e entrega das premiações. Também ocorrerá o lançamento do Edital de Seleção para autorização de uso e Edificação Temporária no Acampamento do Centro Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas Zulmir José Sotoriva.

Durante o evento haverá mateada a cargo da Ervateira Cristalina. Também serão comercializados bebidas e lanches e no domingo além do churrasco o local terá a venda pão, cuca e saladas. As entrevistadas informaram que existe nesse espaço uma boa infraestrutura com luz, água e sanitários.

Tatiana Santin lembrou que quem puder colaborar poderá levar caixas de leite que serão entregues ao Mesa Brasil do SESC e posteriormente serão encaminhadas para os atingidos pelas enchentes no RS.

Como é um momento de comemoração dos 10 anos do ICBA, não serão impostas regras tradicionalistas. As pessoas poderão comparecer sem necessariamente trajar pilchas gaúchas, todos serão bem acolhidos. Trata-se de um evento para oportunizar a sociedade erexinense e regional a conhecer o local e o que as entidades tradicionalistas fazem todo o ano.

Centro Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas Zulmir José Sotoriva.

Cleusa Sotoriva destacou o porque de Zulmir José Sotoriva (post mortem) ter recebido essa homenagem. Ele foi um dos idealizadores juntamente com o Prefeito Paulo Polis, do 1º Acampamento Farroupilha a ser organizado pelo Zulmir como Coordenador da 19ª Região Tradicionalista Gaúcha. Sotoriva foi Patrão do CTG Galpão Campeiro e além de Coordenador da 19ª, integrou também o Conselho do MTG no Estado e batalhou muito para que Erechim tivesse um espaço definitivo para a realização do acampamento Farroupilha e outros eventos de cunho tradicionalista. E desde 2014 até hoje foi através de projetos das Leis Culturais que essa atividade dos acampamentos se mantém de pé. Cleusa destacou também que após a morte de Zulmir, ela juntamente com uma equipe de trabalho deram continuidade aos eventos, mas sempre na busca de um local próprio e foi através de uma união de esforços com o ICBA que foi possível desenvolver os projetos e com o apoio do Prefeito Polis e dos Vereadores, 19ª Coordenadoria do MTG, Instituto Cultural Bota Amarela, entidades tradicionalistas e outras entidades que participam dos acampamentos, Erechim tem um local próprio para organizar esses eventos que movimentam a economia do município, gerando emprego e renda, alavancando o setor do turismo, incentivando a gastronomia e oferecendo local de lazer e cultura gaúcha a população.

Em 2022 foi colocada a pedra fundamental no local. Em 2023 iniciou o processo de construção e organização do local. Em 2024 foi dado um passo a mais conforme Tatiana, com a conclusão da Pista de Rodeio, já foi avançado para a Etapa II, que abre espaço para quem desejar montar acampamento, ou seja, estruturas físicas e isso tudo está sendo possível, graças a participação efetiva dos Poderes Executivo e Legislativo.

Acampamento Farroupilha 2024

Cleusa comentou que o acampamento Farroupilha será realizado neste ano. Cumpridas todas as etapas de infraestrutura, o acampamento será fixo. Haverá um edital de chamamento para os interessados em adquirir os espaços e construir seus galpões crioulos sem a necessidade de desmonte após as comemorações da semana farroupilha. E para organizar essa etapa o ICBA contou com a participação da Procuradoria do Município na elaboração do Edital com todas as regras legais que será divulgado no Instagram do ICBA @icbaerechim no dia 16 de junho por volta das 17h e assim entidades interessadas em construir sua edificação.

Os primeiros lotes serão ofertados aquelas entidades tradicionalistas que sempre participaram das atividades da semana farroupilha como uma forma de valorização a quem esteve “nessa peleia por longos e longos anos”, disse Tatiana. Alguns critérios de seleção serão usados, sendo que os primeiros lotes, opção de escolha, será dos tradicionalistas filiados a 19ª Coordenadoria, porque fazem tradicionalismo o ano todo e após será ofertado para as demais entidades. Serão distribuídos num primeiro momento cerca de 30 lotes e todos passam por esse processo de Seleção. Importante dizer que os terrenos não serão comercializados, mas haverá um sistema de contrapartida, como se fosse um condomínio, para pagar as despesas de água, luz, etc.

Por Edson Machado 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS