Na tarde deste sábado (30), o Ypiranga recebeu no Colosso da Lagoa, a equipe do Figueirense precisando vencer e torcer para uma improvável combinação de resultados para terminar a fase de classificação da Série C entre os oito times que avançam para a próxima fase e venceu pelo placar de 1 a 0.
Mas foram os visitantes que iniciaram o jogo com maior posse de bola e chegando mais ao ataque, porém sem muito perigo ao gol de Zé Carlos. O Canarinho passou a chegar mais ao ataque somente a partir dos 30 minutos, quando criou algumas chances e assustou a meta adversária, mas também não foi o suficiente para abrir o placar.
Para a segunda etapa, Raul Cabral mudou a equipe, alterando o esquema com três zagueiros e a partir daí, o Canarinho fez, provavelmente, o seu melhor tempo de jogo dos últimos meses. Com imposição física e técnica, foi pra cima do figueirense e a pressão deu resultado. Aos 12 minutos, William Gomes acertou a trave em uma cobrança de falta e finalmente, aos 32, após cobrança de escanteio, Ricardo Bueno subiu e marcou de cabeça o gol do jogo.
A vitória garantiu o Ypiranga na Série C de 2026, mas não foi o suficiente para classificar entre os oito que disputarão as quatro equipes que subirão para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O Canarinho encerra a sua participação na competição na 10ª posição, com 25 pontos, dois a menos que o 8º colocado.