XI Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho destacam a importância da cultura do agronegócio gaúcho
Evento acontece nesta sexta-feira, dia 26 de abril, em Getúlio Vargas
A importância das culturas do trigo e milho para o agronegócio do Rio Grande do Sul estará no centro das atenções na manhã desta sexta-feira (26), em Getúlio Vargas. O assunto será abordado no XI Fórum Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho, promovido pelo Sindicato Rural, Prefeitura de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (ACCIAS), Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai (AEAMAU), Emater Ascar/RS Getúlio Vargas e Unideau.
Com o tema “A Informação que Fortalece o Agro”, o evento tem a missão de fomentar a manutenção e o fortalecimento da cadeia dos cereais trazendo conhecimento técnico para produtores rurais. O evento se destaca também por ser um espaço propício para a troca de experiências entre profissionais especialistas na área, reunindo as principais empresas do setor, empresários, pesquisadores, agricultores, engenheiros agrônomos, técnicos e estudantes.
O Fórum inicia a partir das 7h30min, no Centro Comunitário Centenário. São patrocinadores oficiais: Patrocinador Diamante: Bayer, Patrocinadores Prata: Sicredi, Senar e Cotrijal; Patrocinadores Bronze: Banco do Brasil, Pioneer, Biotrigo, Adubos Coxilha e Brevant Sementes.
Os ingressos estão disponíveis por R$ 75,00 antecipadamente e R$ 85,00 no dia do evento, podendo ser adquiridos no Sindicato Rural de Getúlio Vargas e em revendas da região. Prepare-se para uma jornada de aprendizado e networking neste importante encontro do agronegócio que tem como meta gerar renda para o produtor rural.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira • 26.04
07h30 Credenciamento
08h15 Abertura
08h30 – Palestra: Clima: Perspectivas para 2024 & tendência para 10 Anos
Palestrante: Meteorologista Luiz Carlos Molion
09h30 – Palestra Desafios e perspectivas do controle químico de doenças em trigo
Palestrante: Engenheira Agrônoma, Doutora em Fitopatologia, Carolina Deuner
10h30 – Palestra Como controlar doenças em milho
Palestrante Engenheiro Agrônomo, Doutor em Fitopatologia, Lucas Navarini
11h30 – Palestra Análise e Perspectivas para os Mercados de Milho e Trigo
Palestrante: Economista Chefe da FARSUL, Antonio da Luz
12h30 Almoço
PALESTRANTES
Entre os palestrantes está o meteorologista Luiz Carlos Molion, que vai falar sobre Clima: Perspectivas para 2024 & tendência para 10 Anos. Molion possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1969), PhD em Meteorologia, University of Wisconsin, Madison (1975), pós-doutorado em Hidrologia de Florestas, Institute of Hydrology, Wallingford, UK (1982) e é fellow do Wissenschftskolleg zu Berlin, Alemanha (1990). É Pesquisador Senior aposentado do INPE/MCT e Professor Associado aposentado da Universidade Federal de Alagoas, professor visitante da Western Michigan University, professor de pós-graduação da Universidade de Évora, Portugal. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Dinâmica de Clima, atuando principalmente em variabilidade e mudanças climáticas, Nordeste do Brasil e Amazônia, e nas áreas correlatas energias renováveis, desenvolvimento regional e dessalinização de água.
Outra palestrante é Carolina Deuner, que palestrará sobre “Desafios e perspectivas do controle químico de doenças em trigo”. Carolina possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), mestrado em Fitossanidade pela Universidade Federal de Pelotas (2004) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras (2007). Atualmente é professora da graduação e Pós-graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo. Atua na linha de pesquisa etiologia e manejo de doenças em grandes culturas com ênfase em controle químico. É coordenadora do curso de especialização em Proteção de Plantas da UPF e consultora da empresa de pesquisa ProtScience.
Também entre os palestrantes Lucas Navarini, que abordará “Como controlar doenças em milho”. Lucasw é engenheiro agrônomo, Doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal de Santa Maria (Manejo de fungicidas e nitrogênio em trigo e seus efeitos na produtividade e qualidade de grãos), Mestre em Fitopatologia pela Universidade Federal de Santa Maria (Resposta de cultivares de soja ao controle químico de ferrugem asiática), Graduado em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pesquisador, professor em doenças de plantas Especialista em fungicidas.
Antônio da Luz falará sobre “Análise e Perspectivas para os Mercados de Milho e Trigo”. Ele é Economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Economia pela mesma instituição e Doutor em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua como professor de pós-graduação e economista-chefe do Sistema Farsul e CEO da Agromoney – Assessoria Econômica. É um dos economistas brasileiros e estrangeiros consultados pelo Banco Central para elaboração do Relatório Focus com as expectativas de mercado para PIB, inflação, juros e câmbio. Em 2017, foi eleito como o Economista do Ano pelo Corecon-RS e, em 2019, recebeu a Medalha Assis Brasil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Por assessoria de comunicação