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Violência escolar é tema de Projeto Integrador dos cursos da área da saúde da URI

O Projeto Integrador Vivências na Área da Saúde I é uma disciplina curricular das turmas de 1º ano dos Cursos de graduação em Fisioterapia, Farmácia e Odontologia, que tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos experiências, a partir da observação, problematização, teorização, análise e avaliação das situações em diferentes ambientes de prática. Com isso, proporciona ao acadêmico a capacidade para o trabalho em equipe de forma multidisciplinar e interdisciplinar, assumindo atitudes críticas e criativas em relação ao meio em que vivem e à futura profissão. Os acadêmicos passam a compreender a relação entre os conteúdos ministrados e a importância da interdisciplinaridade e socialização entre colegas e professores e entre acadêmicos e a comunidade.

Esta disciplina foi conduzida pelos professores Fernanda Dal’Maso Camera (Curso de Fisioterapia), Alexandre Umpierrez Amaral (Curso de Farmácia) e Antônio Augusto Iponema Costa (Curso da Odontologia) tendo como tema a “Violência Escolar”, onde foram abordadas a violência física, sexual e psicológica.

Durante o semestre, os acadêmicos da URI foram divididos em grupos, sendo que cada um deles tinha alunos dos três referidos cursos. Eles tinham como tarefa compreender e contextualizar sobre o tipo de violência, criar instrumentos de avaliação (questionários) e desenvolver uma atividade extensionista com informações sobre o assunto. As atividades extensionistas foram realizadas com alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali.

A visita ao colégio aconteceu em duas etapas: no dia 26 de setembro buscou-se compreender a realidade dos alunos sobre violência escolar, enquanto no dia 07 de novembro os acadêmicos apresentaram os principais resultados.

Na sequência, a psicóloga e professora da URI, Lia Mara Inês Albertoni Rohenkohl, realizou uma palestra sobre “Violência Escolar e Repercussões para a Saúde” para todos os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio e professores, com a presença de mais de 130 alunos.

No dia 21 de novembro, na Universidade, os acadêmicos  socializaram com os demais colegas e professores da disciplina todo o percurso formativo e resultados alcançados, bem como entregaram um resumo expandido que foi produzido com o relato de toda a atividade e  entregue para a coordenadora da escola.

Os acadêmicos disseram que a experiência com a disciplina de Projeto Integrador I foi incrível, pois tiveram contato com acadêmicos de outros cursos da área da saúde, o que oportunizou momentos de integração e envolvimento com novos colegas. Com o tema escolhido, inclusive, puderam desmistificar incógnitas, trabalhando em grupo e ajudando uns aos outros a crescer e enxergar oportunidades de aprender em cada aula.

Disseram, ainda, que a disciplina foi desafiadora e que os fez sair da nossa zona de conforto, promovendo a integração entre diversas áreas de conhecimento e os conteúdos a serem desenvolvidos no decorrer do semestre. Como acadêmicos, tiveram também as primeiras experiências em relação à pesquisa, elaboração de trabalhos e a realização de atividades de extensão dentro da graduação. A ação extensionista do Projeto Integrador I os fez levar um pouco do conhecimento adquirido nesses meses de estudo e dedicação aos estudantes do colégio, estimulando, assim, a vivência prática aplicada em situações reais do dia a dia.

 Conforme a orientadora educacional do Haidée, Neiva Baidek, “o trabalho sobre “Violência Escolar”, desenvolvido pelos professores e acadêmicos da URI Erechim, acrescentou muito ao desenvolvimento integral dos nossos estudantes, pois partiu das necessidades e dúvidas apontadas por eles anteriormente. Ainda, é um tema muito presente entre os estudantes, acontecendo na Escola ou fora dela, porém, pouco falada por eles. Por isso, o tema abordado, referenciando os tipos de violência, contribuiu muito para uma tomada de consciência em muitos estudantes que não a tinham e cometiam algum tipo de violência na Escola ou fora dela. Foi muito esclarecedor nesse sentido”, relata.

Já a professora Márcia Alves, Vice-Diretora do Ensino Médio do noturno, relatou que no colégio todos os professores e coordenadores prezam pelo diálogo e escuta ativa de nossos estudantes, amenizando assim, algumas atitudes violentas que poderiam ser praticadas. Por isso, “esse Projeto da Universidade veio ao encontro de nossos objetivos e acreditamos que ações como esta de intervenção, esclarecimento e conscientização ajudará na diminuição da violência dentro e fora da Escola”.

Por Assessoria de Comunicação 

 

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